Terapia Ocupacional e Telessaúde em tempos de COVID-19/ Occupational Therapy and telessaúde in Covid-19 times

José Júnior Bezerra da Silva, Angela Cristina Bulhões do Nascimento

Resumo


A pandemia da COVID-19 trouxe consigo mudanças na sociedade, de forma que a população foi afetada. Como estratégia para minimizar os possíveis impactos aos usuários, foi orientado o uso do teleatendimento por profissionais da saúde. Os terapeutas ocupacionais podem utilizar a Telessaúde para avaliar, intervir, monitorar, supervisionar e realizar consultoria entre o terapeuta ocupacional, cliente, familiar, cuidador, e instituição prestadora de serviços de saúde. A partir desta nova realidade, este estudo propõe-se a refletir sobre o teleatendimento em Terapia Ocupacional e apontar novas possibilidades na prática terapêutico-ocupacional em tempos de COVID-19.

Palavras-chave: Coronavírus; Terapia Ocupacional; Telessaúde; Pandemia.

Abstract: The COVID-19 pandemic brought about changes in society, so that the population was affected. As a strategy to minimize possible impacts to users, the use of call centers by health professionals was guided. Occupational therapists can use Telehealth to assess, intervene, monitor, supervise and make consult between the occupational therapist, client, family member, caregiver, and health care provider. Based on this new reality, this study aims to reflect on the call center in Occupational Therapy and to point out new possibilities in occupational therapeutic practice in times of COVID-19.

Keywords: Coronavirus; Occupational therapy; Telehealth; Pandemic.

Resumen: La pandemia de COVID-19 provocó cambios en la sociedad, por lo que una población se vio afectada. Como estrategia para minimizar los posibles impactos a los usuarios, se orientó el uso de los call center de los profesionales de la salud. Los terapeutas ocupacionales pueden usar Telesalud para evaluar, intervenir, monitorear, supervisar y consultar entre el terapeuta ocupacional, el cliente, el miembro de la familia, el cuidador y el proveedor de atención médica. A partir de esta realidad, este estudio propone reflexionar sobre el call center en Terapia Ocupacional y señalar nuevas posibilidades en la práctica terapêutica ocupaiconal en tiempos de COVID-19. Palabras clave: Coronavirus; Terapia ocupacional; Telesalud; Pandemia.


Palavras-chave


Infecção por coronavírus; Terapia Ocupacional; Telessaúde; Pandemia.

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DOI: https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto36001

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