A avaliação terapêutica ocupacional (ATO) para adolescentes e adultos com deficiência visual / Occupational Therapy Assessment (ATO) for adolescents and adults with visual impairment

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto38127

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Pessoas com deficiência visual, Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, Avaliação da deficiência

Resumo

Objetivo: Apresentar a organização e o conteúdo da Avaliação Terapêutica Ocupacional para Adolescentes e Adultos com Deficiência Visual validada.  Síntese: A Avaliação Terapêutica Ocupacional para Adolescentes e Adultos com Deficiência Visual aproxima o profissional, através da entrevista semiestruturada e observação direta das ocupações, relações interpessoais, contextos e ambientes, dificuldades, interesses, expectativas, capacidades, dentre outros aspectos fundamentais para o rastreio das demandas terapêuticas ocupacionais, empregando uma linguagem única, por meio da utilização da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. Conclusão: A avaliação apresentada padroniza a avaliação terapêutica ocupacional em deficiência visual e faz uso de uma linguagem universal, facilitando o diálogo entre terapeutas ocupacionais e entre estes e outros profissionais, oportuniza e viabiliza a avaliação, a reavaliação e a análise das intervenções.

Palavras-Chave: Terapia Ocupacional. Pessoas com deficiência visual. Classificação Internacional de Funcionalidade Incapacidade e Saúde. Avaliação da deficiência.

 

Abstract

Objective: To present the organization and content of the Occupational Therapeutic Assessment for validated Visually Impaired Adolescents and Adults. Synthesis: The Occupational Therapy Assessment for Adolescents and Adults with Visual Impairment offers the opportunity to approach, through semi-structured interview and direct observation, the occupations, interpersonal relationships, contexts and environments, difficulties, interests, expectations, capacities, among other fundamental aspects for the screening of occupational demands, employing a uniform language, through the use of the International Classification of Functioning, Disability and Health. Conclusion: The evaluation presented standardizes the occupational therapeutic evaluation in visual impairment and makes use of a universal language, facilitating the dialogue between occupational therapists and between these and other professionals, providing opportunities and enabling the evaluation, reevaluation and analysis of interventions.

Keywords: Occupational Therapy. Visually Impaired Persons. International Classification of Functioning. Disability and Health. Disability Evaluation.

 

Resumen

Objetivo: Presentar la organización y contenido de la Evaluación Terapéutica Ocupacional para adolescentes y adultos con discapacidad visual validados. Síntesis: La Evaluación Terapéutica Ocupacional (ATO) para Adolescentes y Adultos con Discapacidad Visual acerca los profesionales, a través de entrevista semiestructurada y observación directa, a ocupaciones, relaciones interpersonales, contextos y entornos, dificultades, intereses, expectativas, capacidades, entre otros aspectos fundamentales para la deteccion de las demandas terapéuticas ocupacionales, con un lenguaje único, utilizando la Clasificación Internacional del Funcionamiento, de la Discapacidad y de la Salud. Conclusión: La evaluación presentada estandariza la evaluación terapéutica ocupacional en la discapacidad visual y hace uso de un lenguaje universal, facilitando el diálogo entre los terapeutas ocupacionales y entre estos y otros profesionales, brindando oportunidades y posibilitando la evaluación, reevaluación y análisis de las intervenciones.

Palabras clave: Terapia Ocupacional. Personas com Daño Visual. Clasificación Internacional del Funcionamiento de la Discapacidad y de la Salud. Evaluación de la Discapacidad.

Referências

Aljied, R., Aubin, M. J, Buhrmann, R., & Freeman E. (2019). Visual impairment and the use of formal and informal home care in Canada: the Canadian Longitudinal Study on Aging. Canadian Journal of Ophthalmology. 54(3), 367-73.

Associação Americana de Terapia Ocupacional. (2015). Estrutura da prática da Terapia Ocupacional: domínio & processo - 3ª Ed. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo. 26(esp), 1-49.

Chang, K. F., Chang, K. H., Chi, W. C., & Huang, S. (2018). Influence of visual impairment and hearing impairment on functional dependence status among people in Taiwan – An evaluation using the WHODAS 2.0 score. Journal of the Chinese Medical Association. 81(4), 376-82.

Chou, H. Y. M. (2010). Avaliação Funcional da Visão do Escolar com Baixa Visão. In: Sampaio, M. W., Haddad, M. A. O., Costa, H. A. Fo, & Siaulys, M. O. C. Baixa visão e cegueira: os caminhos para a reabilitação, a educação e a inclusão. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.

Conselho Federal de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional. (2006). Resolução nº 316, de 19 de julho de 2006. Disponível em: https://www.coffito.gov.br/nsite/.

Dubey, S., Bedi, H., Bedi, M., & Matah, P. (2019). Impact of visual impairment on the wellbeing and functional disability of patients withs glaucoma in India. Journal of Current Ophthalmology. 32(1), 1-5.

Elsman, E. B. M, Baaj, M. A., Gerardus, H. M. B vans R., Sijbrandi, W., Elle, G. C. van den B., Hilde, P. A. van der A, Schakel, W., Heymans, M. W., Vries, R. de; Mathijs, P. J. V., Bert, S., & Nispen, R. M. A. van. (2019). Interventions to improve functioning, participation, and quality of life in children with visual impairment: a systematic review. Survey of Ophthalmology. 64(4), 512-57.

Gori, M., Cappagli, G., Tonelli, A., Baud-Bovy, G., & Finocchietti, S. (2016). Devices for visually impaired people: High technological devices with low user acceptance and no adaptability for children. Neuroscience and Biobehavioral Reviews. 69(October), 79-88.

Ginsburg, F., & Rapp, R. (2017). Cripping the new normal: Making disability count. ALTER European Journal of Disability Research. 11(3), 179-92.

Lynn, M. R. (1986). Determination and quantification of content validity. Nursing Research. 35(6), 382-385.

Marback, R., Temporini, E., & Kara, N. Jr. (2007). Emotional factors prior to cataract surgery. Clinics. 62(4), 433-438.

Mitra, S., Palmer, M., Kim, H., Mont, D., & Groce, N. (2017). Extra costs of living with a disability: A review and agenda for research. Disability and Health Journal. 10(4), 475-484.

Nobre, M. I. R. S., Montilha, R. C. I., & Temporini, E. R. (2010). Pesquisa da Qualidade de Vida na Deficiência Visual. In: Sampaio, M. W., Haddad, M. A. O., Costa, H. A. Fo., Siaulys, M. O. C. (2010). Baixa visão e cegueira: os caminhos para a reabilitação, a educação e a inclusão. Rio de Janeiro: Cultura Médica: Guanabara Koogan.

Organização Mundial de Saúde. (2015). CIF: Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. São Paulo: EDUSP.

Polit, D. F., & Beck, C. T. (2006). The content validity index: are you sure you know what’s being reported? Critique and recomendationas. Research Nursing Health. 29(5), 489-497.

Riazi, A., Riazi, F., Yoosfi, R., & Bahmeei F. (2016). Outdoor difficulties experienced by a group of visually impaired Iranian people. Journal of Current Ophthalmology. 28(2), 85-90.

Ribeiro, L. B. (2011). Disfunção Visual. In: Cavalcanti, A., Galvão, C. Terapia Ocupacional: fundamentação & prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.

Shahid, K. S., & Wilkinson, M. E. (2020). Evaluation and management consideration for children who are visually impaired. Saudi Journal of Ophthalmology. 34(2), 124-128.

Silva, M. R. (2016). Avaliação terapêutica ocupacional para adolescentes e adultos com deficiência visual baseada na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) (Dissertação de mestrado). Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

Silva, M. R. (2020). Validação da Avaliação Terapêutica Ocupacional (ATO) para Adolescentes e Adultos com Deficiência Visual (Tese de doutorado). Campinas, SP: Universidade Estadual de Campinas, Campinas. Forthcoming.

Silva, M.R., & Montilha, R.C.I. (2020). Validação da Avaliação Terapêutica Ocupacional (ATO) para Adolescentes e Adultos com Deficiência Visual por painel de especialistas. Revista Ocupación Humana. 20 (1), 27- 48.

Szumski, G., Smogorzewska, J. & Grygyel, P. (2020). Attitudes of students toward people with disabilities, moral identity and inclusive education – A two-level analysis. Research in Developmental Disabilities. 102(July), 103685.

Wilkinson, M. E., & Shahid, K. S. (2018). Low vision rehabilitation: An update. Saudi Journal of Ophthalmology. 32(--), 134-138.

World Health Organization. (2019). World report on vision. Switzerland. Disponível em: https://www.who.int/publications-detail/world-report-on-vision.

Downloads

Publicado

12-05-2021

Edição

Seção

Temas da Atualidade