Equipe de teleatendimento da terapia ocupacional (E-TO): reflexões sobre a prática remota na infância e adolescência/ Occupational therapy tele-service team (E-TO): Reflections about remote practice in childhood and adolescence

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto41889

Palavras-chave:

Terapia ocupacional. Saúde

Resumo

Contextualização: Diante da pandemia COVID-19, declarada em março de 2020, a Universidade Federal de Minas Gerais se adaptou aos desafios da telessaúde para o estágio supervisionado em Terapia Ocupacional, na saúde da criança e adolescente, respaldada pela resolução nº 516 do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Processo de Intervenção/acompanhamento: Este trabalho relata a criação do serviço remoto de Terapia Ocupacional, descrevendo seu processo organizacional coordenado para assistir 16 famílias de crianças com transtornos do desenvolvimento. Análise crítica da prática: As metas funcionais das crianças de nove das famílias foram alcançadas totalmente e 85,7% responderam positivamente, evidenciando a eficácia do modelo remoto. No entanto, observou-se dilatação da carga horária do estágio, devido à intensificação das atividades assíncronas para elaboração de materiais personalizados, aumentando a percepção de sobrecarga da equipe.  Síntese das considerações: Para manter resultados funcionais positivos, evitando a sobrecarga, faz-se necessário reavaliar a carga horária destinada às atividades assíncronas.

Palavras-chave: Telemonitoramento. Telessaúde. Autismo. Crianças. Terapia Ocupacional.

 

Contextualization: : Faced with the COVID-19 pandemic declared in March 2020, the Federal University of Minas Gerais adapted to the challenges of telehealth for the supervised internship in Occupational Therapy, in child and adolescent health, supported by Resolution No. 516 of the Federal Council of Physiotherapy and Occupational Therapy. Intervention process/accompaniment: The present work reports the creation of the remote Occupational Therapy service describing its coordinated organizational process to assist 16 families of children with developmental disorders. Critical analysis of the practice: The functional goals of the children of nine of the families were fully achieved and 85.7% responded positively, evidencing the effectiveness of the remote model. However, there was an increase in the workload of the internship, due to the intensification of asynchronous activities for the development of personalized materials, increasing the perception of the team's overload.  Summary of considerations: To maintain positive functional results, avoiding overload, it is necessary to reassess the workload allocated to asynchronous activities.

Keywords: Telemonitoring. Telehealth. Autism. Kids. Occupational Therapy.


Resumen 

Contextualización Ante la pandemia COVID-19 declarada en marzo de 2020, la Universidad Federal de Minas Gerais se adaptó a los desafíos de la telesalud para la pasantía supervisada en Terapia Ocupacional, en salud infantil y adolescente, respaldada por la Resolución No. 516 del Consejo Federal. de Fisioterapia y Terapia Ocupacional. Proceso de intervención/seguimento: El presente trabajo reporta la creación del servicio de Terapia Ocupacional a distancia describiendo su proceso organizativo coordinado para asistir a 16 familias de niños con trastornos del desarrollo. Análisis crítico de la práctica: : Las metas funcionales de los hijos de nueve de las familias se cumplieron en su totalidad y el 85,7% respondió positivamente, evidenciando la efectividad del modelo remoto. Sin embargo, hubo un aumento en la carga de trabajo de la pasantía, debido a la intensificación de actividades asincrónicas para el desarrollo de materiales personalizados, aumentando la percepción de sobrecarga del equipo.  Resumen de consideraciones: Para mantener resultados funcionales positivos, evitando la sobrecarga, es necesario reevaluar la carga de trabajo asignada a las actividades asincrónicas.

Palabras clave: Telemonitorización. Telesalud. Autismo. Niños. Terapia Ocupacional

Biografia do Autor

Isabella Moreira Magalhães, Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Departamento de Terapia ocupacional

Graduanda de Terapia Ocupacional

Laís Andrade Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Departamento de Terapia ocupacional

Graduanda de Terapia Ocupacional

Victoria Stephanie Santos, Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Departamento de Terapia ocupacional

Graduanda de Terapia Ocupacional

Clarice Rocha Campos, Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Departamento de Terapia ocupacional

Graduanda de Terapia Ocupacional

Amanda Azevedo Santos, Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Departamento de Terapia ocupacional

Graduanda de Terapia Ocupacional

Débora Grama Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Departamento de Terapia ocupacional

Graduanda de Terapia Ocupacional

Thainá Godinho Miranda, Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Departamento de Terapia ocupacional

Graduanda de Terapia Ocupacional

Vitória Souza Silva Loiola, Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Departamento de Terapia ocupacional

Graduanda de Terapia Ocupacional

Keliane De Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Terapeuta ocupacional pela Universidade FUMEC

Mestre em Neurociências pela Universidade Federal de Minas Gerais

Referências

Araújo, R. B. APA. (2014). MANUAL DE DIAGNÓSTICO E ESTATÍSTICA DAS PERTURBAÇÕES MENTAIS. DSM-5™. In . Lisboa: CLIMEPSI.

Araujo, RB, Oliveira, M. d. S., Pedroso, RS, Miguel, AC, & Castro, M. d. GT d.(2008). Craving e dependência química: conceito, avaliação e tratamento/Craving and chemical dependence: concept, evaluation and treatment. Jornal. Mestrado em Enfermagem Área de Especialização de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria, 124.

Asher, IE (2007). Occupational therapy assessment tools:An annotated index (3ª ed.). Bethesda, MD : AOTA Press American Occupational Therapy Association.

Ayres, AJ (1972). Sensory integration and the child. Western Psychological Services.

Cardoso, N, & Bazan, B (2019). Terapia de Integração Sensorial e o Transtorno do Espectro Autista: Uma Revisão Sistemática de Literatura. Revista Conhecimento Online, 11 (1), 108-125. https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.1547

Carvalho-Filha, F. S. S., Nascimento, I. B. R. D., Santos, J. C. D., Silva, M. V. D. R. S. D., Moraes Filho, I. M. D., & Viana, L. M. M. (2019). Análise do comportamento aplicada ao transtorno do espectro autista: aspectos terapêuticos e instrumentos utilizados-uma revisão integrativa. Revista de Divulgação Científica Sena Aires, 8(4), 525-536.

Cordisco, L., Strain, P., & Depew, N. (1988). Assessment for generalization of parenting skills in home settings. Journal of the Associations for Persons with Severe Handicaps, 13, 202–210.

Elenko, B. (2019). Preparing occupational therapists for effective family-centered best practice in early intervention. Infants & Young Children, 32(4), 270-279.

Elias, A. V., & Assumpção Jr, F. B. (2006). Qualidade de vida e autismo. Arquivos de Neuro-psiquiatria, 64(2A), 295-299.

Fernandes, O. (2008). Corpo no Autismo. 9(1), 109-114.

Fiocruz - Fundação Oswaldo Cruz. (2020, janeiro). Cuidado Centrado na Família (CCF). Portal de boas práticas.

https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/atencao-crianca/cuidado-centrado-na-familia-ccf/

Khoury, L. P., Teixeira, M. C. T. V., & Carreiro, L. R. R. (2014). Manejo comportamental de crianças com Transtornos do Espectro do Autismo em condição de inclusão escolar: guia de orientação a professores.

Law, C., Baptiste, S., Carswell, A. (2015). COPM 5th Edition: Canadian Occupational Performance Measure. [S.l.]: Schulz-Kirchner Verlag.

Novak, I., & Honan, I. (2019). Effectiveness of paediatric occupational therapy for children with disabilities: A systematic review. Australian occupational therapy journal, 66(3), 258-273.

Papalia, E., Feldman, D. (2013). Desenvolvimento Humano. 12, 329.

Reis, H. (2018). Terapia Ocupacional I: Integração Sensorial.

Schultz, R.; Schmidt, T.; Stichter, P. (2011). A Review of Parent Education Programs for Parents of Children With Autism Spectrum Disorders. Focus on Autism and Other Developmental Disabilities. 26(2), 96-104.

Shimizu, V., & Miranda, M. (2012). Processamento sensorial na criança com TDAH: uma revisão da literatura. Revista da Associação Brasileira de Psicopedagogia, 89(29), 256-268.

Silva, N., Rocha, C.; Freitas, M. (2018) Perfil de Crianças com Transtorno do Espectro Autista em relação à Independência nas Atividades de Vida Diária. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial , 2, 71-84.

Vismara, A., Rogers, J. (2010). Behavioral treatments in autism spectrum disorder: what do we know?. Annual review of clinical psychology, 6, 447-68.

Wong, C., Odom, S., Hume, K., Cox, A., Fettig, A., Kucharczyk, S., . . . Schultz, T. (2015). Evidence-based practices for children, youth, and young adults with autism spectrum disorder: A comprehensive review. Journal of autism and developmental disorders. 45(7), 1951–1966.

Downloads

Publicado

30-11-2022

Edição

Seção

Análise da Prática