Atuação do terapeuta ocupacional com pais de bebês em unidades neonatais brasileiras/ Occupational therapist performance with parents of babies in brazilian neonatal units
DOI:
https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto41909Palavras-chave:
Terapia Ocupacional. Unidade Neonatal. Pais. Recém-nascido.Resumo
Introdução: Recém-nascidos internados em unidades neonatais vivenciam o distanciamento dos seus pais, o que causa impactos negativos para a formação do vínculo pais-bebê e para o desempenho do papel parental. O terapeuta ocupacional pode intervir com a família na unidade neonatal visando favorecer esse vínculo, o acolhimento e suporte para enfrentamento da internação e a construção do papel parental. Objetivo: Verificar como é a atuação deste profissional com pais de bebês em unidades neonatais brasileiras. Métodos: Trata-se de estudo descritivo, transversal, quali-quantitativo com 35 terapeutas ocupacionais que atuavam em unidades neonatais brasileiras. Resultados: Identificou-se diversidade das ações das profissionais com os pais, em que: orientações/suporte para participação nos cuidados do recém-nascido; acolhimento e escuta; e grupos de pais foram as mais recorrentes. Os objetivos mais frequentemente reportados para as ações desenvolvidas com os pais incluíram: estimular o empoderamento e participação dos pais nos cuidados do bebê e favorecer o vínculo família-bebê. A maioria das profissionais orienta os pais acerca da amamentação (82,8%) e do Método Canguru (91,4%) e realizam grupos de pais (68,5%). Conclusões: A pesquisa possibilitou melhor compreensão sobre as principais práticas do terapeuta ocupacional na assistência à família dentro das unidades neonatais. Os resultados subsidiam a reflexão sobre quais ações os terapeutas ocupacionais podem desenvolver para fomentar a participação dos pais/familiares junto ao bebê hospitalizado.
Palavras-Chave: Terapia Ocupacional. Unidade Neonatal. Pais. Recém-nascido.
Abstract
Introduction: Newborns hospitalized in neonatal units experience the detachment of their parents, which causes negative impacts for the formation of the parent-baby bond and for the performance of the parental role. The occupational therapist can intervene with the family in the neonatal unit in order to favor this bond, the reception and support for coping with hospitalization and the construction of the parental role. Objective: To verify the professional practice of occupational therapists with parents of babies in Brazilian neonatal units. Method: This is a descriptive, cross-sectional, qualitative and quantitative study with 35 occupational therapists who worked in Brazilian neonatal units. Results: A diversity of professionals' actions with parents was identified, in which: guidelines / support for participation in the care of the newborn; welcoming and listening; and groups of parents were the most recurrent. The most frequently reported objectives for actions develop within parents included: encouraging the empowerment and participation of parents in baby care and favoring the family-baby bond. Most professionals advise parents about breastfeeding (82.8%) and the Kangaroo Method (91.4%) and carry out groups of parents (68.5%). Conclusion: The research provided a better understanding of the main practices of the occupational therapists in assisting the families within neonatal units. The results support the reflection on which actions occupational therapists can develop to encourage the participation of parents/family members with the hospitalized baby.
Keywords: Occupational Therapy. Neonatal Unit. Parents. Newborn.
Resumen
Introducción: Los recién nacidos hospitalizados en unidades neonatales experimentan el desapego de sus padres, lo que genera impactos negativos para la formación del vínculo padre-bebé y para el desempeño del rol parental. El terapeuta ocupacional puede intervenir con la familia en la unidad neonatal para favorecer este vínculo, la recepción y apoyo para el afrontamiento de la hospitalización y la construcción del rol parental. Objetivo: Verificar cómo este profesional trabaja con padres de bebés en unidades neonatales brasileñas. Método: Se trata de un estudio descriptivo, transversal, cualitativo y cuantitativo con 35 terapeutas ocupacionales que trabajaban en unidades neonatales brasileñas. Resultados: Se identificó una diversidad de acciones de los profesionales con los padres, en las cuales: lineamientos / apoyo para la participación en el cuidado del recién nacido; acoger y escuchar; y los grupos de padres fueron los más recurrentes. Las metas más frecuentemente reportadas para las acciones desarrolladas con los padres fueron: fomentar el empoderamiento y participación de los padres en el cuidado del bebé y favorecer el vínculo familia-infante. La mayoría de los profesionales asesoran a los padres sobre la lactancia materna (82,8%) y el Método Canguro (91,4%) y realizan grupos de padres (68,5%). Conclusión: La investigación proporcionó una mejor comprensión de las principales prácticas del terapeuta ocupacional en la asistencia a la familia dentro de las unidades neonatales. Los resultados apoyan la reflexión sobre qué acciones pueden desarrollar los terapeutas ocupacionales para fomentar la participación de los padres/familiares con el bebé hospitalizado.
Palabras Clave: Terapia Ocupacional. Unidade Neonatal. Padres. Recién nacidos.
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