Atuação do terapeuta ocupacional com pais de bebês em unidades neonatais brasileiras/ Occupational therapist performance with parents of babies in brazilian neonatal units

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto41909

Keywords:

Terapia Ocupacional. Unidade Neonatal. Pais. Recém-nascido.

Abstract

Introdução: Recém-nascidos internados em unidades neonatais vivenciam o distanciamento dos seus pais, o que causa impactos negativos para a formação do vínculo pais-bebê e para o desempenho do papel parental. O terapeuta ocupacional pode intervir com a família na unidade neonatal visando favorecer esse vínculo, o acolhimento e suporte para enfrentamento da internação e a construção do papel parental. Objetivo: Verificar como é a atuação deste profissional com pais de bebês em unidades neonatais brasileiras. Métodos: Trata-se de estudo descritivo, transversal, quali-quantitativo com 35 terapeutas ocupacionais que atuavam em unidades neonatais brasileiras. Resultados: Identificou-se diversidade das ações das profissionais com os pais, em que: orientações/suporte para participação nos cuidados do recém-nascido; acolhimento e escuta; e grupos de pais foram as mais recorrentes. Os objetivos mais frequentemente reportados para as ações desenvolvidas com os pais incluíram: estimular o empoderamento e participação dos pais nos cuidados do bebê e favorecer o vínculo família-bebê. A maioria das profissionais orienta os pais acerca da amamentação (82,8%) e do Método Canguru (91,4%) e realizam grupos de pais (68,5%). Conclusões: A pesquisa possibilitou melhor compreensão sobre as principais práticas do terapeuta ocupacional na assistência à família dentro das unidades neonatais. Os resultados subsidiam a reflexão sobre quais ações os terapeutas ocupacionais podem desenvolver para fomentar a participação dos pais/familiares junto ao bebê hospitalizado.

Palavras-Chave: Terapia Ocupacional. Unidade Neonatal. Pais. Recém-nascido.

 

 

Abstract

Introduction: Newborns hospitalized in neonatal units experience the detachment of their parents, which causes negative impacts for the formation of the parent-baby bond and for the performance of the parental role. The occupational therapist can intervene with the family in the neonatal unit in order to favor this bond, the reception and support for coping with hospitalization and the construction of the parental role. Objective: To verify the professional practice of occupational therapists with parents of babies in Brazilian neonatal units. Method: This is a descriptive, cross-sectional, qualitative and quantitative study with 35 occupational therapists who worked in Brazilian neonatal units. Results: A diversity of professionals' actions with parents was identified, in which: guidelines / support for participation in the care of the newborn; welcoming and listening; and groups of parents were the most recurrent. The most frequently reported objectives for actions develop within parents included: encouraging the empowerment and participation of parents in baby care and favoring the family-baby bond. Most professionals advise parents about breastfeeding (82.8%) and the Kangaroo Method (91.4%) and carry out groups of parents (68.5%). Conclusion: The research provided a better understanding of the main practices of the occupational therapists in assisting the families within neonatal units. The results support the reflection on which actions occupational therapists can develop to encourage the participation of parents/family members with the hospitalized baby.

Keywords: Occupational Therapy. Neonatal Unit. Parents. Newborn.

 

Resumen

Introducción: Los recién nacidos hospitalizados en unidades neonatales experimentan el desapego de sus padres, lo que genera impactos negativos para la formación del vínculo padre-bebé y para el desempeño del rol parental. El terapeuta ocupacional puede intervenir con la familia en la unidad neonatal para favorecer este vínculo, la recepción y apoyo para el afrontamiento de la hospitalización y la construcción del rol parental. Objetivo: Verificar cómo este profesional trabaja con padres de bebés en unidades neonatales brasileñas. Método: Se trata de un estudio descriptivo, transversal, cualitativo y cuantitativo con 35 terapeutas ocupacionales que trabajaban en unidades neonatales brasileñas. Resultados: Se identificó una diversidad de acciones de los profesionales con los padres, en las cuales: lineamientos / apoyo para la participación en el cuidado del recién nacido; acoger y escuchar; y los grupos de padres fueron los más recurrentes. Las metas más frecuentemente reportadas para las acciones desarrolladas con los padres fueron: fomentar el empoderamiento y participación de los padres en el cuidado del bebé y favorecer el vínculo familia-infante. La mayoría de los profesionales asesoran a los padres sobre la lactancia materna (82,8%) y el Método Canguro (91,4%) y realizan grupos de padres (68,5%). Conclusión: La investigación proporcionó una mejor comprensión de las principales prácticas del terapeuta ocupacional en la asistencia a la familia dentro de las unidades neonatales. Los resultados apoyan la reflexión sobre qué acciones pueden desarrollar los terapeutas ocupacionales para fomentar la participación de los padres/familiares con el bebé hospitalizado.

Palabras Clave: Terapia Ocupacional. Unidade Neonatal. Padres. Recién nacidos.

 

References

Als, H., Duffy, F. H., McAnulty, G. B., Rivkin, M. J., Vajapeyam, S., Mulkern, R., ... Eichenwald, E. C. (2004). Early experience alters brain function and structure. Pediatrics, 113 (4), 846-857. http://doi.org/10.1542/peds.113.4.846.

Brasil (2010, 24 de fevereiro). Resolução-RDC n° 7, de 24 de fevereiro de 2010. Dispõe sobre os requisitos mínimos para o funcionamento de Unidades de Terapia Intensiva e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília. Recuperado em 20 de novembro de 2019, de http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2010/res0007_24_02_2010.html.

Brasil. Ministério da Saúde. (2012) Atenção à saúde do recém-nascido: guia para os profissionais de saúde. (2nd. ed.) Brasília. Recuperado em 10 de setembro de 2019, de http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_saude_recem_nascido_profissionais_v1.pdf.

Brasil. Ministério da Saúde. (2017). Atenção Humanizada ao Recém-nascido (3rd. ed.). Brasília. Recuperado em 15 de julho de 2020, de http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_humanizada_metodo_canguru_manual_3ed.pdf.

Carvalho, C. R. A. (2010). A atuação dos terapeutas ocupacionais em unidades públicas de saúde da cidade do Rio de Janeiro. [Dissertação (Mestrado) – Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Rio de Janeiro]. Recuperado em 07 de fevereiro de 2020, de https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/23008/1/1183.pdf.

Correia, L. A., Rocha, L. L. B., & Dittz, E. S. (2019). Contribuições do grupo de terapia ocupacional no nível de ansiedade das mães com recém-nascidos prematuros internados nas unidades de terapia intensiva neonatal. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 27 (3), 574-583. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1694

Cypriano, L. M., & Pinto, E. E. P. (2011). Chegada inesperada: a construção da parentalidade e os bebês prematuros extremos. Psicologia Hospitalar, 9 (2), 02-25.

Dantas, J. M., Leite, H. C., Querido, D. L., Esteves, A. P. P. dos S., Almeida, V. S., Haase, M. M. M. C., & Labolita, T. H. (2018). Perception of mothers on the applicability of the kangaroo method. Revista de Enfermagem UFPE on line, 12 (11), 2944-51. https://doi.org/10.5205/1981-8963-v12i11a235196p2944-2951-2018

Dittz, E. S., Melo, D. C. C., & Pinheiro, Z. M. M. (2006). A terapia ocupacional no contexto da assistência à mãe e à família de recém-nascidos internados em unidade de terapia intensiva. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 17 (1), 42-47. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v17i1p42-47

Duarte, D. A. (2019). Benefícios da amamentação. Revista Eletrônica Acervo Enfermagem, (1), 1-7.

Fraga, E., Dittz, E. S., & Machado, L. G. (2019). A construção da co-ocupação materna na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 27 (1), 92-104. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1125

Joaquim, R. H. V. T., Silvestrini, M. S., & Marini, B. P. R. (2014). Grupo de mães de bebês prematuros hospitalizados: experiência de intervenção de Terapia Ocupacional no contexto hospitalar. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 22 (1), 145-150. https://doi.org/10.4322/cto.2014.016

Joaquim, R. H. V. T., Wernet, M., Leite, A. M., Fonseca, L. M. M., & Mello, D. F. (2018). Interações entre mães e bebês prematuros: enfoque nas necessidades essenciais. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 26 (3), 580-589. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1051

Luz, R. T., Trindade, T. B. S., Lima, D. de S., Climaco, L. C.C., Ferraz, I. S., Teixeira, S. C. R., & Silva, R. R. (2019). Importância da presença dos pais durante o internamento neonatal. Revista de Enfermagem UFPE On Line, 13, 1-6. https://doi.org/10.5205/1981-8963.2019.239790

Mahon, P., Albersheim, S., & Hosti, L. (2015). The fathers’ support scale: neonatal Intensive care unit (fss: nicu): development and initial contente validation. Journal of Neonatal Nursing, 21, 63-71. https://doi.org/10.1016/j.jnn.2014.09.007

Mariotti, M. C., Bernardelli, R. S., Nickel, R., Zegbhbi, A. A., Teixeira, M. L. V., & Costa Filho, R. M. (2016). Perfil profissional e sociodemográfico dos terapeutas ocupacionais do Estado do Paraná, Brasil. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 27, 313- 321. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i3p313-321

Menegat, D. (2020). Ocupações de mães de bebês pré-termos durante a internação e após a alta hospitalar. [Tese de Doutorado - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos]. Recuperado em 25 de agosto de 2020, de https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12867.

Morimoto, S. Y. U., Santos, D. A., & Leite, V. M. M. (2020). Atuação do terapeuta ocupacional em uma unidade neonatal do Recife. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional, 4 (1), 116-122. https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto27972

Nelson, J., & Trieff, R. (2019) Enabling occupational competence through stress reduction for parents in the neonatal Intensive care unit (NICU). [Dissertação de Mestrado - University of North Dakota]. Recuperado em 07 de maio de 2020, de https://commons.und.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1427&context=ot-grad.

Neves, C. V., & Marin, A. H. (2013). A impossibilidade de amamentar em diferentes contextos. Barbarói, 38,198-214.

Oliveira, C. S., Casagrande, G. A., Grecco, L. A. C., & Golin, M. O. (2015). Perfil de recém-nascidos pré-termo internados na unidade de terapia intensiva de hospital de alta complexidade. ABCS Health Sciences, 40 (1), 28-32. http://dx.doi.org/10.7322/abcshs.v40i1.700

Oliveira, D. C. (2008). Análise de conteúdo temático-categorial: uma proposta de sistematização. Revista de enfermagem da UERJ, 16 (4), 569-576.

Paula, S., Rohr, E. B., Peixoto, M. C. O., Sica, C. D’A., & Kunzler, I. M. (2019). Análise do desenvolvimento neuropsicomotor de crianças participantes de um programa mãe-bebê. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, (32), 1-10. http://dx.doi.org/10.5020/18061230.2019.8603

Peters, C., Chang, A., Morales, A., Barnes, K., & Allegretti, A. (2019). An integrative review of assessments used in occupational therapy interventions for children with cerebral palsy. Caderno Braileiros de Terapia Ocupacional, (27)1, 168-185. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAR1856

Rubio- Grillo, M. H. (2019). Performance of an occupational therapist in a neonatal intensive care unit. Colombia Médica, 50 (1). http://dx.doi.org/10.25100/cm.v50i1.2600

Silva, R. M. M., Menezes, C. C. da Silva., Cardoso, L. L., & França, A. F. O. (2016). Experiences of families neonate early in hospitalized neonatal intensive care unit: integrative review. Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro, 6 (2), 2258-2270. https://doi.org/10.19175/recom.v6i2.940

Souza, A. C., & Marino, M. S. F. (2013). Atuação do Terapeuta Ocupacional com criança com atraso do desenvolvimento neuropsicomotor. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 21 (1), 149-153. http://dx.doi.org/10.4322/cto.2013.019

Vinuto, J. (2014). A amostragem em bola de neve na pesquisa qualitativa: um debate em aberto. Temáticas, 22 (44), 203-220. https://doi.org/10.20396/tematicas.v22i44.10977

World Health Organization - WHO (2018). Preterm birth. Recuperado em 05 de outubro de 2019, de http://www.who.int/en/news-room/fact-sheets/detail/preterm-birth.

Zirpoli, D. B., Mendes, R. B., Barreiro, M. S. C., Reis, T. S., & Menezes, A. F. (2019). Benefícios do Método Canguru: Uma revisão integrativa. Rev. Fundam. Care online, 11, 547-554. http://dx.doi.org/10.9789/2175-531.2019.v11i2.547-554.

Published

2021-08-02