Crianças, saberes e ações práticas: como a terapia ocupacional tem dialogado com as infâncias/Children, knowledge, and practice: how occupational therapy has dialogued with childhoods
DOI:
https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto43923Resumo
Resumo
Estudar as infâncias têm sido, nos últimos anos, pontos de diversas disciplinas. Na Terapia Ocupacional, o campo das infâncias e o trabalho com crianças constituem um leque abrangente de áreas em comum e formas distintas de se pensar e colocar em prática os diversos seguimentos de atuação da profissão. Pensando em modos plurais de se trabalhar com crianças, este dossiê condensa em seus textos alguns trabalhos, pesquisas e abordagens de terapeutas ocupacionais com a população infantil, cujo objetivo é criar um caleidoscópio de referências para ampliar o desenvolvimento de ações, saberes e fazeres com crianças em seus múltiplos contextos.
Palavras-chave: Terapia Ocupacional. Crianças. Infâncias
Abstract
Studying childhoods have been, in recent years, points of various disciplines. In Occupational Therapy, the field of childhood and work with children constitute a wide range of common areas and distinct ways of thinking and putting into practice the various segments of the profession's performance. Thinking about plural ways of working with children, this dossier condenses in his texts some works, research and approaches of occupational therapists with the child population, whose objective is creating a kaleidoscope of references to expand the development of actions, knowledge and do with children in their multiple contexts.
Keywords: Occupational Therapy. Children. Childhood.
Referências
Cohn, C. (2005). Antropologia da criança. Jorge Zahar Ed.
Punch, S. (2015). Possibilities for learning between childhoods and youth in the Minority and Majority worlds: Youth transitions as an example of cross-world dialogue. In: Wyn, J.; Cahill, H. (Eds.), Handbook of Children and Young Adulthood (pp. 689-701). Springer
Punch, S. (2019). Exploring children’s agency across majority and minority world contexts. In: Esser, F. et al. (Eds.), Reconceptualising Agency and Childhood: New perspectives in Childhood Studies (pp. 183-196). Routledge
Esser, F. et al. (2019). Reconceptualising agency and childhood. An introduction. In: Esser, F. et al. (Eds.), Reconceptualising Agency and Childhood: New perspectives in Childhood Studies (pp. 1.15). Routledge
Pastore, M. N. (2020). Brincar-brinquedo, criar-fazendo: entrelaçando pluriversos de infâncias e crianças desde o sul de Moçambique. [Tese de Doutorado. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos].
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração e Transferência de Direitos Autorais
O periódico REVISBRATO -- Revista interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons BY (esta licença permite a distribuição, remixe, adaptação e criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que os devidos créditos sejam dados aos autores e autoras da obra, assim como da revista. Mais detalhes disponíveis no site http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/).
No momento da submissão do manuscrito os autores deverão encaminhar, nos documentos suplementares a Declaração de responsabilidade, conflito de interesse e transferência de direitos autorais, segundo modelo disponivel na página "Instruções aos autores"
- Uso de imagens e discursos
Quando um autor submeter imagens para capa, que não correspondam a pesquisas em formato de artigo e que não tenham obrigatoriedade de autorização de Comitê de Ética, assim imagens presentes em outras seções, deverá ser anexado o TERMO DE CESSÃO DE DIREITO DE USO DA IMAGEM E DE DISCURSO (disponível modelo na página "Instruções aos autores"). Somente é necessário que o autor principal assine o termo e o descreva conforme o modelo abaixo em word.