Tecendo a História da Terapia Ocupacional no Brasil: O pioneirismo de Fernanda Guerreiro
DOI:
https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto4751Palavras-chave:
Terapia Ocupacional/história, História Oral, EntrevistaResumo
Para fazer jus à memória, à sua história de vida e às suas contribuições no processo de fundação da Terapia Ocupacional, neste artigo, a narrativa de Fernanda Leal de Carvalho Guerreiro será privilegiada por meio da apresentação de sua história oral de vida. Formada pela segunda turma do Curso oferecido pelo Instituto de Reabilitação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em dezembro de 1960, Fernanda foi docente responsável pela disciplina de Trabalhos Manuais no período de janeiro de 1960 a março de 1963. Como uma das pioneiras da profissão em São Paulo, implantou o Setor de Terapia Ocupacional do Pavilhão Fernandinho Simonsen da Santa Casa de Misericórdia, além de atuar no Centro de Reabilitação Sarah Kubtsheck em Brasília e outras cidades do mundo. Como desdobramento de sua entrevista e com o objetivo de incentivar a realização de novas pesquisas de cunho historiográfico, Fernanda doou sua narrativa e parte de seu acervo pessoal ao Centro de História e Filosofia da Universidade Federal de São Paulo (CeHFi-UNIFESP), aos cuidados dos autores deste artigo. Tais gestos reforçam a importância de divulgação desta narrativa aos terapeutas ocupacionais.
Referências
MELO, D. O. C. V. Em Busca de um Ethos: Narrativas da Fundação da Terapia Ocupacional na Cidade de São Paulo (1956-1969). São Paulo. Dissertação [Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde] - Universidade Federal de São Paulo; 2015.
MEIHY, J. C. S. B. Manual de História Oral. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
MEIHY, J. C. S. B.; HOLANDA, F. História Oral: Como fazer, como pensar. São Paulo: Ed. Contexto, 2007.
GALLIAN, D. M. C. 75x75: EPM/Unifesp, uma História, 75 vidas. São Paulo: Unifesp, 2008.
_______________ Pedaços da Guerra Espanhola: seis histórias de vida tobarrenhas. São Carlos: EduFSCar, 2011.
ROCHA, S. P. A Acupuntura no Sistema Único de Saúde do Município de São Paulo: História Oral e Memória. São Paulo. Dissertação [Mestrado em Saúde Coletiva] - Universidade Federal de São Paulo; 2013.
BOSI, E. Memória e Sociedade: Lembrança de Velhos. 3ª Edição. Companhia das Letras: São Paulo, 1994.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração e Transferência de Direitos Autorais
O periódico REVISBRATO -- Revista interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons BY (esta licença permite a distribuição, remixe, adaptação e criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que os devidos créditos sejam dados aos autores e autoras da obra, assim como da revista. Mais detalhes disponíveis no site http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/).
No momento da submissão do manuscrito os autores deverão encaminhar, nos documentos suplementares a Declaração de responsabilidade, conflito de interesse e transferência de direitos autorais, segundo modelo disponivel na página "Instruções aos autores"
- Uso de imagens e discursos
Quando um autor submeter imagens para capa, que não correspondam a pesquisas em formato de artigo e que não tenham obrigatoriedade de autorização de Comitê de Ética, assim imagens presentes em outras seções, deverá ser anexado o TERMO DE CESSÃO DE DIREITO DE USO DA IMAGEM E DE DISCURSO (disponível modelo na página "Instruções aos autores"). Somente é necessário que o autor principal assine o termo e o descreva conforme o modelo abaixo em word.