Experimentações Performáticas: acolher, esquivar, circular e abrir potências/Performing Experiments: welcoming, dodging, circulating and opening powers
DOI:
https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto48199Palavras-chave:
Terapia Ocupacional. Corpo (psicofisiologia). Arte. Cartografia.Resumo
Introdução: A literatura recente discute o fortalecimento do campo de atenção em terapia ocupacional na interface corpo, artes e a cultura, compreendendo a importância e as contribuições deste profissional. Este trabalho apresenta parte das considerações finais da pesquisa intitulada: “Potências clínicas nos corpos em criação nas experimentações artísticas do programa TOCCA” e discute as práticas e os saberes transdisciplinares entre corpo, arte e clínica em terapia ocupacional por meio da análise do dispositivo grupal “experimentações performáticas”. Objetivo: cartografar, nos processos de criação atravessados pelo fazer artístico, os modos como se presentificam e performam a si mesmos os diferentes sujeitos individual e coletivamente. Método: Desenvolvida por meio da cartografia, observou-se o registro em diários de campo, em prontuários do grupo e em imagens e fez-se um estudo de material teórico referente às interfaces entre as artes e terapia ocupacional. Por meio da imersão, neste material, teceu-se narrativas. Por se tratar de uma pesquisa cartográfica, em todo percurso, produziu-se a análise e as implicações da pesquisadora foram igualmente consideradas. Resultados: Apresentam os deslocamentos necessários dos lugares instituídos por cada disciplina, como fundamentais para o surgimento e a ampliação das potências clínicas e estéticas do dispositivo, bem como para instauração e produção do comum. Conclusão: Acredita-se que esse deslocamento denota uma posição política importante para terapeutas ocupacionais, aliados a um movimento de resistência às lógicas dominantes na produção de conhecimentos e nas práticas em terapia ocupacional contemporânea
Palavras-chave: Terapia Ocupacional. Corpo (psicofisiologia). Arte. Cartografia
Abstract
Introduction: Recent literature discusses the strengthening of the occupational therapy care field in the body, arts and culture interface, understanding the importance and contributions of this professional. This work presents part of final considerations of the research entitled: "Clinical potencies in bodies under creation in the artistic experiments of the TOCCA program" and discusses the practices and transdisciplinary knowledge between body, art and clinic in occupational therapy through the analysis of the group device "experimentations performances”. Objective: to map the ways in which the different subjects individually and collectively present themselves and perform in the creative processes traversed by artistic making. Method: Developed through cartography, it was observed the registration in field diaries, in group records and in images, and a study of theoretical material regarding the interfaces between the arts and occupational therapy was carried out. Through immersion in this material, narratives were woven. As this is a cartographic research throughout, the analysis was produced and the implications of the researcher were equally considered. Results: They present the necessary displacements of the places instituted by each discipline as fundamental for the emergence and expansion of the clinical and aesthetic potencies of the device, as well as for the establishment and production of the common. Conclusion: It is believed that this shift denotes an important political position for occupational therapists, allied to a movement of resistance to the dominant logics in the production of knowledge and practices in contemporary occupational therapy.
Keywords: Occupational Therapy, Psychophysiology Art. Cartography
Resumen
Introducción: El grupo de estudio remoto, como acción del proyecto de extensión, surge a partir del aislamiento social provocado por la pandemia y la necesidad de complementar conocimientos sobre un recurso de tecnología asistiva desarrollado por terapeutas ocupacionales - ortesis. Objetivo Describir el potencial de una acción remota de extensión en ortesis en la formación de estudiantes en Terapia Ocupacional. Método: Se trata de una investigación con abordaje cuantitativo, de carácter exploratorio-descriptivo. Los datos fueron recolectados a través de un cuestionario con preguntas cerradas de opción múltiple, y enviados a los estudiantes que formaban parte del grupo de estudio remoto, con una participación mínima de dos encuentros, por contacto electrónico. Resultados: Se percibe que el grupo de estudio remoto tiene un impacto positivo en la formación (80%), principalmente por el acceso a artículos científicos actualizados, el intercambio de información sobre el tema estudiado y el conocimiento sobre diferentes modelos de ortesis dispensadas (100%). Se observa que aún con el regreso presencial de las actividades académicas es posible mantener las actividades de manera remota (40%), ya que el grupo de estudio tiene sus beneficios para la formación como futuro profesional (93,3 %), siendo una herramienta en la articulación entre docencia, investigación y extensión (86,7%). Conclusión: Independientemente de la retroalimentación presencial en las instituciones educativas, el grupo de estudio, remoto o no, es importante para la formación, sobre todo para complementar los conocimientos teóricos sobre ortesis.
Palabras clave: Difusión de la Información. Educación a Distancia. Relaciones Comunidad-Institución. Aparatos Ortopédicos. Terapia Ocupacional
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