Estudo comparativo acerca do desempenho motor entre grupo controle e crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)/Comparative study on motor performance regarding control group and children with Autism Spectrum Disorder (ASD)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto56598

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista. Infância. Avaliação do Desenvolvimento. Habilidades. Avaliação do Desempenho.

Resumo

Introdução: No Transtorno do Espectro Autista são encontrados inúmeros déficits motores, esses são reconhecidos pelo DSM V dentro das características associadas que dão suporte ao diagnóstico, eles podem ser observados na forma de marcha atípica, dificuldades na coordenação motora fina e grossa, andar na ponta dos pés, entre outros fatores apontados como atípicos. Objetivo: Essa pesquisa visou comparar as habilidades motoras de crianças de dois grupos: controle composto por crianças com desenvolvimento neurotípico e o outro de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista. Métodos: Pesquisa de perspectiva transversal quantitativa com grupo controle, a partir de um estudo comparativo descritivo realizado com 40 participantes, sendo 20 crianças neurotípicas e 20 crianças com Transtorno do Espectro Autista pertencentes ao nível 1 no grau de gravidade, de 4 a 11 anos de idade e sem comorbidades. Foram utilizados o Teste do Desenvolvimento da Integração Visomotora – Beery VMI e a Escala de Desenvolvimento Motor. Resultados: No grupo de crianças neurotípicas, a idade média foi de 92,95 meses ± 22,89 meses e de 85,70 meses ± 17,90 meses nas crianças com o transtorno. Em relação à idade motora geral, verificou-se que o grupo com TEA ficou com 61 ± 9,80, enquanto o grupo neurotípico apresentou idade motora de 90,30 ± 21,30. Conclusão: De modo geral, quando comparado o desenvolvimento motor dos dois grupos, a partir das áreas motoras avaliadas pelos testes foi possível observar atrasos no desempenho motor no grupo de crianças com Transtorno do Espectro Autista. 

Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista. Infância. Avaliação do Desenvolvimento. Habilidades. Avaliação do Desempenho

 

Abstract

Introduction: In Autistic Spectrum Disorder, numerous motor deficits are found, these are recognized by the DSM V within the associated characteristics that support the diagnosis, they can be observed in the form of atypical gait, difficulties in fine and gross motor coordination, toe walking,  among other factors identified as atypical. Objective: This research aimed to compare the children’s motor skills from two groups: a control composed of children with neurotypical development and the other of children diagnosed with Autism Spectrum Disorder. Method: Quantitative cross-sectional research with a control group, based on a descriptive comparative study carried out with 40 participants, 20 neurotypical children and 20 children with Autistic Spectrum Disorder belonging to level 1 in the degree of severity, of 4 to 11 years of age and without comorbidities. Were used the Developmental Test of Visual–Motor Integration – Beery VMI and the Motor Development Scale. Results: In the group of neurotypical children, the average age was 92.95 months ± 22.89 months and 85.70 months ± 17.90 months in children with the disorder. Regarding the general motor age, it was found that the group with ASD was 61 ± 9.80, while the neurotypical group had a motor age of 90.30 ± 21.30. Conclusion: In general, when comparing the motor development of the two groups, from the motor areas evaluated by the tests, it was possible to observe delays in motor performance in the children with Autistic Spectrum Disorder group.

Keywords: Autism Spectrum Disorder. Childhood. Development Assessment. Skills. Performance Evaluation.


Resumen

Introducción: En el Trastorno del Espectro Autista se encuentran numerosos déficit motores, estos son reconocidos por el DSM V dentro de las características asociadas que sustentan el diagnóstico, se pueden observar en forma de marcha atípica, dificultades en la coordinación motora fina y gruesa, entre otros factores atípicos. Objetivo: Esta investigación tenía como objetivo comparar las habilidades motoras de los niños de dos grupos: el de control, compuesto por niños con desarrollo neurotípico, y el otro grupo, formado por niños diagnosticados con Trastorno del Espectro Autista. Método: Investigación de perspectiva cuantitativa transversal con grupo control, a partir de un estudio descriptivo comparativo realizado con 40 participantes, siendo 20 niños con desarrollo neurotípico y 20 niños con Trastorno del Espectro Autista pertenecientes al nivel 1 en el grado de severidad, de 4 a 11 años y sin comorbilidades. Resultados: Se utilizó el Test de Desarrollo de Integración Visomotora (VMI de Beery) y la Escala de Desarrollo Motor. En el grupo de niños neurotípicos, la edad media era de 92,95 meses ± 22,89 meses, y de 85,70 meses ± 17,90 meses en los niños con el trastorno. En cuanto a la edad motora general, se verificó que el grupo con TEA era de 61 ± 9,80, mientras que el grupo neurotípico tenía una edad motora de 90,30 ± 21,30. Conclusión: Al comparar el desarrollo motor de los dos grupos, a partir de las áreas motoras evaluadas por las pruebas fue posible observar retrasos en el desempeño motor en el grupo con autismo.

Palabras clave: Desorden del espectro autista. Infancia. Evaluación del desarrollo. Habilidades. Evaluación del desempeño

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Ramos Ataide, Universidade do Estado do Pará

Terapeuta Ocupacional graduado pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Residente no Programa Estratégia Saúde da Família (UEPA) e Mestrando em Terapia Ocupacional pelo Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional (PPGTO) na linha de pesquisa "Promoção do Desenvolvimento Humano nos Contextos da Vida Diária" da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 

Nicole Giovanna da Silva Ribeiro, Universidade do Estado do Pará

Terapeuta Ocupacional pela Universidade do Estado do Pará

Nathália Thalita Corrêa Miranda, Universidade do Estado do Pará

Terapeuta Ocupacional pela Universidade do Estado do Pará

Mariane Sarmento da Silva Guimarães, Universidade Federal do Pará

Terapeuta Ocupacional. Docente efetiva Adjunta, da Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Instituto de Ciências da Saúde da UFPA. Doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento pelo Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Paola Matiko Martins Okuda, Universidade Federal de São Paulo

Terapeuta Ocupacional. Doutora em Ciências pelo Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). 

Rafael Luis Morais da Silva, Universidade do Estado do Pará

Terapeuta Ocupacional. Professor Assistente do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Doutor em Ciências da Reabilitação (UNINOVE/SP)

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Publicado

07-03-2023

Edição

Seção

Artigo Original