Fatores estressores e as estratégias de enfrentamento entre os estudantes de graduação de Terapia Ocupacional

Sources of stress and coping strategies among occupational therapy undergraduate students

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto59518

Palavras-chave:

Estresse psicológico, Ensino Superior, Estratégias de Enfrentamento, Saúde Mental, Terapia Ocupacional.

Resumo

Introdução: A sobrecarga acadêmica no ensino superior tem sido veementemente explorada na literatura, associada a cobranças, sobrecarga de trabalhos acadêmicos, mudança de rotina e manejo de responsabilidades. Todos esses fatores são ao mesmo tempo associados ao estresse. Objetivo: Identificar os fatores estressores e as estratégias de enfrentamento entre os estudantes de graduação de Terapia Ocupacional. Método: O levantamento qualitativo se deu por meio de grupos focais norteados por um roteiro semiestruturado com a análise de conteúdo temática. Resultados: Foram elencadas duas categorias, nas quais foram identificados temas emergentes associados em causa e em efeito quanto à fatores estressores (sobrecarga associada ao meio acadêmico, gerenciamento do tempo, má qualidade de sono, má alimentação, falta de dinheiro, distância de casa e saudade de entes queridos, sentimento de culpa e insegurança sobre a qualidade do aprendizado durante à pandemia) e a estratégias de enfrentamento (consumo de álcool/tabaco/maconha, rede de apoio, dormir em excesso, comer exacerbado, uso de medicações, realização de atividade física e lazer). Conclusão: O meio acadêmico tem um grande impacto na saúde mental dos estudantes de graduação de Terapia Ocupacional e se faz necessário a implementação de programas voltados para promoção de saúde entre estudantes de ensino superior.

 Palavras-chave: Estresse psicológico. Ensino Superior. Adaptação Psicológica. Saúde Mental. Terapia Ocupacional.

Biografia do Autor

Andressa Oshiro Hainoski, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brasil.

Terapeuta Ocupacional, graduada na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (NEPSMAD).

Erika Renata Trevisan, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Atenção à Saúde, Terapeuta Ocupacional, Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brasil. 

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Contribuição dos autores: A. O. H.: Elaboração, coleta de dados, formatação, análise dosdados, revisão do texto. E. R. T.: Organização do manuscrito, orientação do trabalho, análise dos dados e revisão do texto.

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Publicado

01-02-2024