Fatores estressores e as estratégias de enfrentamento entre os estudantes de graduação de Terapia Ocupacional

Sources of stress and coping strategies among occupational therapy undergraduate students

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto59518

Palabras clave:

Estresse psicológico, Ensino Superior, Estratégias de Enfrentamento, Saúde Mental, Terapia Ocupacional.

Resumen

Introdução: A sobrecarga acadêmica no ensino superior tem sido veementemente explorada na literatura, associada a cobranças, sobrecarga de trabalhos acadêmicos, mudança de rotina e manejo de responsabilidades. Todos esses fatores são ao mesmo tempo associados ao estresse. Objetivo: Identificar os fatores estressores e as estratégias de enfrentamento entre os estudantes de graduação de Terapia Ocupacional. Método: O levantamento qualitativo se deu por meio de grupos focais norteados por um roteiro semiestruturado com a análise de conteúdo temática. Resultados: Foram elencadas duas categorias, nas quais foram identificados temas emergentes associados em causa e em efeito quanto à fatores estressores (sobrecarga associada ao meio acadêmico, gerenciamento do tempo, má qualidade de sono, má alimentação, falta de dinheiro, distância de casa e saudade de entes queridos, sentimento de culpa e insegurança sobre a qualidade do aprendizado durante à pandemia) e a estratégias de enfrentamento (consumo de álcool/tabaco/maconha, rede de apoio, dormir em excesso, comer exacerbado, uso de medicações, realização de atividade física e lazer). Conclusão: O meio acadêmico tem um grande impacto na saúde mental dos estudantes de graduação de Terapia Ocupacional e se faz necessário a implementação de programas voltados para promoção de saúde entre estudantes de ensino superior.

 Palavras-chave: Estresse psicológico. Ensino Superior. Adaptação Psicológica. Saúde Mental. Terapia Ocupacional.

Biografía del autor/a

Andressa Oshiro Hainoski, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brasil.

Terapeuta Ocupacional, graduada na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (NEPSMAD).

Erika Renata Trevisan, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Atenção à Saúde, Terapeuta Ocupacional, Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brasil. 

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Contribuição dos autores: A. O. H.: Elaboração, coleta de dados, formatação, análise dosdados, revisão do texto. E. R. T.: Organização do manuscrito, orientação do trabalho, análise dos dados e revisão do texto.

Publicado

2024-02-01