Professores e alunos: o impacto da pandemia da Covid-19 pela perspectiva de docentes

Teachers and students: the impact of the covid-19 pandemic from the perspective of teachers

Autores

  • Nattany Ribeiro de Morais UFSCAR
  • Thelma Simões Matsukura

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto64285

Palavras-chave:

Pandemia de Covid-19, Escola, Sa´úde mental infantil, Educadores, Estudantes

Resumo

Introdução e Objetivo: O estudo objetivou compreender as condições socioemocionais de alunos e professores do Ensino Fundamental Público ao longo da pandemia, partindo da perspectiva dos docentes de um município do estado de São Paulo. Métodos: Trata-se de um estudo exploratório de abordagem qualitativa, participaram dezesseis docentes do Ensino Fundamental I da rede pública de ensino de um município do estado de São Paulo. Os participantes responderam a um roteiro de entrevista semiestruturada que abordou os diferentes momentos da pandemia. Os dados foram analisados através do método do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: Os resultados revelaram a ampliação de algumas vulnerabilidades como o desemprego, a perda de familiares próximos e seus impactos e, ainda, maior exposição das crianças a situações de violência doméstica. Em relação aos próprios professores, o abrupto rompimento de contato impactou a saúde mental dos entrevistados ao exigir sua adaptação a novas tecnologias e aumentar a sobrecarga de trabalho. Discute-se a necessidade de suporte, formação e estratégias eficazes para lidar com as complexidades impostas pela pandemia no contexto educacional. Destacou-se a lacuna na escuta dos docentes, sublinhando a importância de ouvi-los presencialmente naquele momento. Conclusões: Considera-se que este estudo contribui não apenas para a compreensão aprofundada das condições socioemocionais durante a pandemia, como soma elementos sobre o papel crucial da escola como um contexto de proteção e desenvolvimento.Os resultados oferecem elementos valiosos para futuras intervenções e políticas educacionais.

Abstract

Introduction and Objectives: The study aimed to understand the socio-emotional conditions of public elementary school students and teachers throughout the pandemic, starting from the perspective of teachers from a municipality in the São Paulo state. Methods: This is an exploratory study with a qualitative approach, with sixteen teachers from Elementary School I from the public education network in a municipality in the São Paulo participating. Participants responded to a semi-structured interview that addressed the different moments of the pandemic. The data were analyzed using the Collective Subject Discourse method. Results: The results revealed the increase in some vulnerabilities such as unemployment, the loss of close family members and their impacts, and also greater exposure of children to situations of domestic violence. In relation to the teachers themselves, the study revealed that the abrupt break in contact impacted the mental health of the interviewees by requiring them to adapt to new technologies and increasing their work overload. The need for support, training and effective strategies to deal with the complexities imposed by the pandemic in the educational context is discussed. The gap in listening to teachers was highlighted, showing the importance of listening to them in person at that moment. Conclusions: It is considered that this study contributes not only to the in-depth understanding of socio-emotional conditions during the pandemic, but also adds elements about the crucial role of the school as a context of protection and development. The results offer valuable elements for future interventions and educational policies.

Keywords: Covid-19 Pandemic. School. Children's mental health. Educators. Students.

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Publicado

31-07-2025

Como Citar

Ribeiro de Morais, N., & Simões Matsukura, T. (2025). Professores e alunos: o impacto da pandemia da Covid-19 pela perspectiva de docentes: Teachers and students: the impact of the covid-19 pandemic from the perspective of teachers. Revista Interinstitucional Brasileira De Terapia Ocupacional - REVISBRATO, 9(3), 3436–3450. https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto64285

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Artigo Original