Aprendizado em cuidados paliativos sob a ótica de graduandos de terapia ocupacional

Learning in palliative care from the perspective of occupational therapy undergraduates

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto65100

Palavras-chave:

Cuidados Paliativos, Aprendizagem, Terapia Ocupacional

Resumo

Introdução Os cuidados paliativos são reconhecidos como um dos direitos humanos, porém esse tipo de assistência enfrenta desafios, relacionados à disponibilidade de opioides para o controle da dor, às questões culturais e às lacunas de conhecimento entre os profissionais de saúde. A formação em cuidados paliativos constitui-se um dos principais entraves para o desenvolvimento do cuidado especializado a pacientes com doenças que ameaçam a vida. Dessa forma, é essencial qualificar a formação dos terapeutas ocupacionais para melhor atender as demandas nessa área. Método: Estudo transversal, descritivo e de abordagem quantitativa, realizado com graduandos de terapia ocupacional provenientes de universidades federais. As informações foram coletadas por meio de questionário on-line, e os dados foram analisados por estatística descritiva simples. Resultado: Houve a participação de 27 alunos, os quais referiram baixo acesso a ações formativas em cuidados paliativos nos três eixos de atividades universitárias (ensino, pesquisa e extensão). Os participantes evidenciaram conhecimento da maior parte dos princípios dos cuidados paliativos, no entanto apontaram escassez de práticas na área. Esse fator se reflete na dificuldade dos alunos na indicação de pacientes para os cuidados paliativos e na associação dos cuidados paliativos como uma abordagem aplicada no final da vida. Discussão: É imperativo discutir as ferramentas formativas em relação aos cuidados paliativos. Ademais, é necessário aumentar o investimento no ensino graduado para os alunos da saúde. Conclusão: As limitações de conhecimento associadas à falta de experiência prática dificultam o desenvolvimento das habilidades necessárias para o cuidado qualificado.

Abstract

Introduction: Palliative care is recognised as a human right, but this type of care faces challenges such as the lack of availability of opioids for pain control, cultural issues and knowledge gaps among health professionals. Training in palliative care is one of the main obstacles to the development of specialised care for patients with life-threatening illnesses, and it is essential to qualify the training of occupational therapists in order to better meet the demands in this area. Method: A cross-sectional, descriptive study with a quantitative approach, carried out with occupational therapy undergraduates from federal universities. The information was collected using an online questionnaire, and the data was analysed using simple descriptive statistics. Results: 27 students took part in the study, who reported little access to training in palliative care in the three axes of university activities (teaching, research and extension). The participants showed that they were aware of most of the principles of palliative care; however, they pointed to a lack of practice in the area, a factor that reflects the students' difficulty in referring patients for palliative care and in associating palliative care with an approach applied at the end of life. Discussion: It is imperative to discuss training tools in palliative care and it is necessary to increase investment in undergraduate teaching for health students. Conclusion: The limitations of knowledge associated with a lack of practical experience make it difficult to develop the skills necessary for qualified care.

 Keywords: Palliative Care. Learning. Occupational Therapy.

Resumen

Introducción: Los cuidados paliativos están reconocidos como un derecho humano, pero este tipo de atención se enfrenta a retos como la falta de disponibilidad de opiáceos para el control del dolor, cuestiones culturales, lagunas de conocimiento entre los profesionales sanitarios. La formación en cuidados paliativos es uno de los principales obstáculos para el desarrollo de la atención especializada a pacientes con enfermedades potencialmente mortales, es esencial cualificar la formación de los terapeutas ocupacionales para satisfacer mejor las demandas en este ámbito. Método: Estudio transversal, descriptivo, con abordaje cuantitativo, realizado con estudiantes de graduación en terapia ocupacional de universidades federales. Las informaciones fueron recolectadas por medio de cuestionario online y los datos fueron analizados por medio de estadística descriptiva simple. Resultados: Participaron en el estudio 27 estudiantes, que manifestaron escaso acceso a la formación en cuidados paliativos en los tres ejes de la actividad universitaria (docencia, investigación y extensión). Los participantes mostraron conocer la mayoría de los principios de los cuidados paliativos; sin embargo, señalaron falta de práctica en el área, factor que refleja la dificultad de los estudiantes en referir pacientes para cuidados paliativos y en asociar los cuidados paliativos a un abordaje aplicado al final de la vida.Discusión: Es imperativo discutir las herramientas de formación en cuidados paliativos y es necesario aumentar la inversión en la enseñanza de pregrado para los estudiantes de salud. Conclusión: Las limitaciones de conocimiento asociadas a la falta de experiencia práctica dificultan el desarrollo de las habilidades necesarias para una atención cualificada.

 Palabras clave: Cuidados paliativos. Aprendizaje. Terapia ocupacional.

 

 

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Biografia do Autor

Tatiana Barbieri Bombarda, Universidade Federal de São Carlos

Resumo:Introdução: Os cuidados paliativos são reconhecidos como um dos direitos humanos, porém, esse tipo de assistência enfrenta desafios como a falta de disponibilidade de opióides para controle da dor, questões culturais e lacunas de conhecimento entre os profissionais de saúde. A formação em cuidados paliativos constitui-se como um dos principais entraves para o desenvolvimento do cuidado especializado a pacientes com doenças que ameaçam a vida, sendo essencial qualificar a formação dos terapeutas ocupacionais para melhor atender as demandas nessa área. Método: Estudo transversal, descritivo e de abordagem quantitativa, realizado com graduandos de terapia ocupacional provenientes de universidades federais. As informações foram coletadas por meio de questionário online, sendo os dados analisados por estatística descritiva simples. Resultado: Houve a participação de 27 alunos, os quais referiram baixo acesso à ações formativas em cuidados paliativos nos três eixos de atividades universitárias (ensino, pesquisa e extensão). Os participantes evidenciaram conhecimento de uma maior parte dos princípios dos cuidados paliativos, no entanto, apontaram escassez de práticas na área, fator que reflete na dificuldade dos alunos na indicação de pacientes para os cuidados paliativos e em associações dos cuidados paliativos como uma abordagem aplicada no final da vida. Discussão: É imperativo discutir as ferramentas formativas em cuidados paliativos e é necessário aumentar o investimento no ensino graduado para os estudantes de saúde. Conclusão: As limitações de conhecimento associadas a falta de experiência prática dificultam o desenvolvimento de habilidades necessárias para o cuidado qualificado.

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Publicado

31-10-2025

Como Citar

Lavelli, R., & Barbieri Bombarda, T. (2025). Aprendizado em cuidados paliativos sob a ótica de graduandos de terapia ocupacional: Learning in palliative care from the perspective of occupational therapy undergraduates. Revista Interinstitucional Brasileira De Terapia Ocupacional - REVISBRATO, 9(4), 3596–3610. https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto65100

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Seção

Artigo Original