Atuação do terapeuta ocupacional na equoterapia em crianças com transtorno do espectro autista: estimulando a motivação sob a perspectiva do modelo da ocupação humana / Occupational therapist's role in hippotherapy in children with autistic spectrum disorder: stimulating motivation from the perspective of the model of human occupation
DOI:
https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto35199Keywords:
Terapia Assistida por Cavalo, Terapia Ocupacional, Transtorno Autístico.Abstract
Contextualização/ Análise da prática: Neste artigo, buscou-se analisar a atuação do terapeuta ocupacional em equoterapia a partir de um raciocínio clínico atrelado aos componentes do Modelo da Ocupação Humana no acompanhamento de um praticante com Transtorno do Espectro Autista, a fim de estimular sua motivação e socialização. Síntese das considerações: O terapeuta ocupacional observou que esse modelo, aplicado em sua prática, favorece a motivação, a socialização e o engajamento em ocupações de crianças com autismo.
Palavras-Chave: Terapia Assistida por Cavalo. Terapia Ocupacional. Transtorno Autístico.
Abstract
Contextualization/ Practice analysis: We tried to analyze the performance of the occupational therapist in hippotherapy, using a clinical reasoning linked to the components of the Model of Human Occupation, in the follow-up of a practitioner with autism spectrum disorder to stimulate motivation and socialization. Summary of considerations: The occupational therapist observed that this model, applied to his practice, favors motivation, socialization and engagement in occupations of children with autism.
Keywords: Equine-Assisted Therapy. Occupational Therapy. Autistic Disorder.
Resumen
Contextualización/ Análisis crítico de la práctica: Tratamos de analizar el desempeño del terapeuta ocupacional en la equinoterapia, utilizando un razonamiento clínico vinculado a los componentes del Modelo de Ocupación Humana, en el seguimiento de un practicante con trastorno del espectro autista para estimular la motivación y la socialización. Resumen de consideraciones: El terapeuta ocupacional observó que este modelo, aplicado a su práctica, favorece la motivación, la socialización y el compromiso en las ocupaciones de los niños con autismo.
Palabras clave: Terapía Asistida por Caballos. Terapia Ocupacional. Transtorno Autístico.
References
Ashby, S., & Chandler, B. (2010). An Exploratory Study of the Occupation-Focused models included in occupational therapy professional education programmes. Research. 73(12), 616-624.
Associação Nacional de Equoterapia – Brasil. (n. d.) O Método. Recuperado em 04 agosto, 2020, de http://equoterapia.org.br/articles/index/articles_list/138/81/0.
Bender, D. D., & Guarany, N. R. (2016). Efeito da equoterapia no desempenho funcional de crianças e adolescentes com autismo. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo. 27(3), 271-277.
Cavalcante V. A. S, & Calil, F. C. (2011). Equoterapia. In: Cavalcante, A., & Galvão, C. Terapia Ocupacional: fundamentação & prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.
Cruz, D. M. C. (2018). Os Modelos de Terapia Ocupacional e as possibilidades para prática e pesquisa no Brasil. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional. 2(3), 504-17.
Gabriels, R. L., Pan, Z., Dechant, B., Agnew, J. Á., Brim, N., & Mesibov, G. (2015). Randomized Controlled Trial of Therapeutic Horseback Riding in Children and Adolescents with Autism Spectrum Disorder. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry. 54(7), 541-549.
Gonçalves, L. N., & Lima, A. C. D. (2019). Atuación Terapéutica Ocupacional en la Equinoterapia: uma Revisión de la Literatura. Revista Chilena de Terapia Ocupacional. 19(2), 11-23.
Haglund, L. (2020). Utility of Model of Human Occupation Screening Tool in Sweden. Occupational Therapy in Mental Health. 36(3), 244-257.
Heras, C. G de las. (2015). Desarrolo de integración de la teoria y práctica del MOHO. In: Heras, C. G. de las (Org.). Modelo de Ocupación Humana. Espanã: Editora Sintesis.
Kielhofner, G., & Forsyth, K. (1997). The Model of Human Occupation: an Overview of Current Concepts. British Journal of Occupational Therapy. 60(30), 103-110.
Kielhofner, G., & Burke, J. P. (1980). A Model of Human Occupation, Part 1. Conceptual Framework and Content. American Journal of Occupational Therapy. 34(9): 572-581.
Llambias, C., Magill-Evans, J., Smith, V., & Warren, S. (2016) Equine-Assisted Occupational Therapy: Increasing Engagement for Children With Autism Spectrum Disorder. American Journal of Occupational Therapy. 70(6): 7006220040.
Petty, J. D., Pan, Z., Dechant, B., Gabriels, R. L. (2017). Therapeutic Horseback Riding Crossover Effects of Attachment Behaviors with Family Pets in a Sample of Children with Autism Spectrum Disorder. International Journal of Environmental Research and Public Health. 14(3), 256.
Polia, A. A., & Castro, D. H. (2007). A lesão medular e suas sequelas de acordo com o Modelo de Ocupação Humana. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional. 15(1),19-29.
Pontes, T. B., Polatajko, H. (2016). Habilitando ocupações: prática baseada na ocupação e centrada no cliente na Terapia Ocupacional. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional. 24(2), 403-12.
Senado Federal do Brasil. (2019) Lei n° 13.830, de 13 de maio de 2019. Dispõe sobre a prática da equoterapia. Recuperado em 02 julho, 2019, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/lei/L13830.htm.
Taylor, R. R., Kielhorfner, G., Smith, C., Butler, S., Cahill, S. M., & Ciukaj, M. D. (2009). Volitional Change in Children with Autism: A Single-Case Design Study of the Impact of Hippotherapy on Motivation. Occupational Therapy in Mental Health. --(25), 192-200.
Ward, S. C., Whalon, K., Rusnak, K., Wendell, K., & Paschall, N. (2013). The Association Between Therapeutic Horseback Riding and the Social Communication and Sensory Reactions of Children with Autism. Journal of Autism and Developmental Disorders. 43(9), 2190-2198.
Downloads
Additional Files
- FOLHA DE ROSTO (Português (Brasil))
- DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE, CONFLITO DE INTERESSE , TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS E CONCORDÂNCIA COM LICENÇA DE ACESSO ABERTO (Português (Brasil))
- Autorização e Termo de imagem (Português (Brasil))
- TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGENS (Português (Brasil))
Published
Issue
Section
License
Declaração e Transferência de Direitos Autorais
O periódico REVISBRATO -- Revista interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons BY (esta licença permite a distribuição, remixe, adaptação e criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que os devidos créditos sejam dados aos autores e autoras da obra, assim como da revista. Mais detalhes disponíveis no site http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/).
No momento da submissão do manuscrito os autores deverão encaminhar, nos documentos suplementares a Declaração de responsabilidade, conflito de interesse e transferência de direitos autorais, segundo modelo disponivel na página "Instruções aos autores"
- Uso de imagens e discursos
Quando um autor submeter imagens para capa, que não correspondam a pesquisas em formato de artigo e que não tenham obrigatoriedade de autorização de Comitê de Ética, assim imagens presentes em outras seções, deverá ser anexado o TERMO DE CESSÃO DE DIREITO DE USO DA IMAGEM E DE DISCURSO (disponível modelo na página "Instruções aos autores"). Somente é necessário que o autor principal assine o termo e o descreva conforme o modelo abaixo em word.