“Tentar já é bastante coisa” abordagem de orientação cognitiva para o desempenho ocupacional e transtorno do espectro autista: relato de caso

“Trying is already a big thing” cognitive orientation approach to occupational performance and autism spectrum disorder: case report

Authors

  • Luiza Lacerda de Oliveira Cassali de Azevedo Universidade Federal da Paraíba https://orcid.org/0000-0002-9129-7553
  • Natália de Vasconcelos Pessôa Galindo Ramos
  • Nadja Cavalcante Barbosa
  • Ana Carollyne Dantas de Lima
  • Marília Meyer Bregalda
  • Clarice Ribeiro Soares Araújo

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto61564

Keywords:

Terapia Ocupacional. Transtornos do neurodesenvolvimento. Transtorno do Espectro Autista. Avaliação de Eficácia-Efetividade de Intervenções.

Abstract

Introdução: Esta é uma análise sobre adaptações da Abordagem de Orientação Cognitiva para o Desempenho Ocupacional (CO-OP) para uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) atendida na Clínica-Escola de Terapia Ocupacional de uma universidade pública, a partir de avaliações, observações da pesquisadora e comentários da família e da criança. Objetivo: Explorar o uso da CO-OP com uma criança brasileira com TEA. Método: Participou deste estudo uma criança de 7 anos, que apresentava queixas de desempenho ocupacional em casa e na escola. Para a avaliação e definição de metas de terapia foi utilizado o Canadian Occupational Performance Measure (COPM). O protocolo da CO-OP foi adaptado e a intervenção consistiu em 11 sessões de 45 a 60 minutos, sendo cinco de CO-OP, duas vezes por semana. Resultados e Discussão: A criança apresentou evolução em quatro das cinco atividades escolhidas, demonstrando que em um curto período de tempo o participante apresentou resultados positivos. Conclusão: Os resultados são consistentes com os encontrados na literatura estrangeira e apresentam descobertas que apoiam a abordagem como efetiva, pois contribuiu na melhora do desempenho ocupacional da criança. Além disso, reforça o uso de adaptações estruturadas para atender as especificidades de cada família.

References

Association, A. P. (2014). DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais.

Araújo, C. R. S. (2010). Efeitos da terapia motora cognitiva no desempenho de atividades de crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8L4NLW

Araújo, C. R. S., Agostini, O. S. (2021). Atividades da vida diária e autismo: contribuições da terapia ocupacional. In Cardoso, A. A., Nogueira, M. L. A. Atenção Interdisciplinar ao Autismo (pp. 207-219).

Araújo, C. R. S., Cardoso, A. A., & Magalhaes, L. D. C. (2019). Efficacy of the cognitive orientation to daily occupational performance with Brazilian children with developmental coordination disorder. Scandinavian Journal of Occupational Therapy, 26(1), 46-54. DOI: https://doi.org/10.1080/11038128.2017.1417476

Araújo, C. R. S., Cardoso, A. A., Polatajko, H. J., & de Castro Magalhães, L. (2021). Efficacy of the Cognitive Orientation to daily Occupational Performance (CO-OP) approach with and without parental coaching on activity and participation for children with developmental coordination disorder: A randomized clinical trial. Research in Developmental Disabilities, 110, 103862. https://doi.org/10.1016/j.ridd.2021.103862

Dawson, D. R., McEwen, S. E., & Polatajko, H. J. (2017). Cognitive Orientation to daily Occupational Performance in occupational therapy: Using the CO-OP approach to enable participation across the lifespan.

Hus, Y., & Segal, O. (2021). Challenges surrounding the diagnosis of autism in children. Neuropsychiatric disease and treatment, 3509-3529. DOI: https://doi.org/10.2147%2FNDT.S282569

Law, M., Baptiste, S., Carswell, A., McColl, M. A., Polatajko, H., & Pollock, N. (2009). Medida canadense de desempenho ocupacional (COPM). Trad. Lívia de Castro Magalhães, Lilian Vieira Magalhães e Ana Amélia Cardoso. Belo Horizonte: Editora UFMG.

Mandich, A., & Polatajko, H. J. (2004). Enabling occupation in children: The cognitive orientation to daily occupational performance (CO-OP) approach. Canadian Association of Occupational Therapists.

Novak, I., & Honan, I. (2019). Effectiveness of paediatric occupational therapy for children with disabilities: A systematic review. Australian occupational therapy journal, 66(3), 258-273. DOI: https://doi.org/10.1111/1440-1630.12573

O’Connor, D., Lynch, H., & Boyle, B. (2021). A qualitative study of child participation in decision-making: Exploring rights-based approaches in pediatric occupational therapy. Plos one, 16(12), e0260975. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0260975

Ottenbacher, K. J. (1986). Evaluating clinical change: Strategies for occupational and physical therapists.

Rodger, S., & Brandenburg, J. (2009). Cognitive Orientation to (daily) Occupational Performance (CO‐OP) with children with Asperger's syndrome who have motor‐based occupational performance goals. Australian Occupational Therapy Journal, 56(1), 41-50. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1440-1630.2008.00739.x

Rodger, S., Pham, C., & Mitchell, S. (2009). Cognitive strategy use by children with Asperger's syndrome during intervention for motor‐based goals. Australian Occupational Therapy Journal, 56(2), 103-111. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1440-1630.2007.00719.x

Rodger, S., Springfield, E., & Polatajko, H. J. (2007). Cognitive Orientation for daily Occupational Performance approach for children with Asperger's Syndrome: a case report. Physical & occupational therapy in pediatrics, 27(4), 7-22. DOI: http://dx.doi.org/10.1080/J006v27n04_02

Rodger, S., & Vishram, A. (2010). Mastering social and organization goals: Strategy use by two children with Asperger syndrome during cognitive orientation to daily occupational performance. Physical & Occupational Therapy in Pediatrics, 30(4), 264-276. DOI: https://doi.org/10.3109/01942638.2010.500893

Scammell, E. M., Bates, S. V., Houldin, A., & Polatajko, H. J. (2016). The Cognitive Orientation to daily Occupational Performance (CO-OP): A scoping review: L’approche CO-OP (Cognitive Orientation to daily Occupational Performance): Examen de la portee. Canadian Journal of Occupational Therapy, 83(4), 216-225. DOI: https://doi.org/10.1177/0008417416651277

Taylor, S., Fayed, N., & Mandich, A. (2007). CO-OP intervention for young children with developmental coordination disorder. OTJR: Occupation, Participation and Health, 27(4), 124-130. DOI: http://dx.doi.org/10.1177/153944920702700402

Yin, R. K. (1994). Case study research. Design and Methods, 5.

Published

2024-07-31