Graduação em serviço: Terapia Ocupacional na atenção primaria à saúde/ Graduation in service: Occupational Therapy in primary health care

Autores/as

  • Manuela Martins Da silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria Gisele Cavalcanti de Oliveira Universidade Federal de Pernambuco
  • Aline Maria Gomes dos Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria Soraida Silva Cruz Universidade Federal de Pernambuco
  • Ilka Veras Falcão Universidade Federal de Pernambuco
  • Cinthia Kalyne de Almeida Alves Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto37911

Palabras clave:

Atenção Primária à Saúde. Saúde Coletiva. Terapia Ocupacional

Resumen

Contextualização: Trata-se de um relato de experiência de estudantes de Terapia Ocupacional na Atenção Primária à Saúde (APS), com acompanhamento docente e da equipe multiprofissional do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB). Processo de intervenção: As atividades foram direcionadas pelas ferramentas e atividades estruturantes do Nasf-AB. Análise crítica da prática: Experimentar a rotina do serviço e equipe permitiu que as estudantes aplicassem os conteúdos teóricos na prática e dimensionassem a multiplicidade de situações reais na APS. Síntese de considerações: Compreende-se que a Terapia Ocupacional nesse campo trabalha potencialidades do usuário para uma vida participativa, contribuindo também para que as estudantes vivenciem a especificidade profissional durante a formação.

Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde. Saúde Coletiva. Terapia Ocupacional.

 

Abstract

Contextualization: This is an experience report of occupational therapy students in primary health care (PHC), with teacher and multidisciplinary team follow-up of the Expanded Family Health and Primary Care Center (NASF-AB). Intervention process: The activities were directed by nasf-AB's tools and structuring activities. Critical analysis of the practice: Experiencing the routine of the service and team allowed the students to apply the theoretical contents in practice and dimension the multiplicity of real situations in PHC. Synthesis of considerations:  It is understood that Occupational Therapy in this field works the user's potential for a participatory life, also contributing to the students experiencing professional specificity during training.

Keywords: Primary Health Care. Public Health. Occupational Therapy.

 

 

Resumen

Contextualización: Este es un informe de experiencia de los estudiantes de terapia ocupacional en la atención primaria de salud (PHC), con el seguimiento del maestro y del equipo multidisciplinario del Centro ampliado de salud familiar y atención primaria (NASF-AB). Proceso de intervención: Las actividades fueron dirigidas por las herramientas y actividades de estructuración de nasf-AB. Análisis crítico de la práctica: Experimentar la rutina del servicio y el equipo permitió a los estudiantes aplicar los contenidos teóricos en la práctica y dimensionar la multiplicidad de situaciones reales en LA PHC. Síntesis de consideraciones: Se entiende que la Terapia Ocupacional en este campo trabaja el potencial del usuario para una vida participativa, contribuyendo también a que los estudiantes experimenten especificidad profesional durante la formación.

Palabras clave: Atención Primaria de Salud. Salud Pública. Terapia Ocupacional.

 

 

Biografía del autor/a

Manuela Martins Da silva, Universidade Federal de Pernambuco

Graduanda em Terapia Ocupacional

Maria Gisele Cavalcanti de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Graduanda em Terapia Ocupacional

Aline Maria Gomes dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Graduanda em Terapia Ocupacional

Maria Soraida Silva Cruz, Universidade Federal de Pernambuco

Docente do departamento de Terapia Ocupacional da UFPE

Ilka Veras Falcão, Universidade Federal de Pernambuco

Docente do departamento de Terapia Ocupacional da UFPE

Cinthia Kalyne de Almeida Alves, Universidade Federal de Pernambuco

Docente do departamento de Terapia Ocupacional da UFPE

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Publicado

2021-08-02

Número

Sección

Análise da Prática