Comunicação de eliminação: um potencial campo de atuação para o terapeuta ocupacional/ Elimination communication: a potential field of work for occupational therapist
DOI:
https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto41676Palabras clave:
terapia ocupacional, treinamento no uso de toaletes, atividades cotidianasResumen
Introdução: O método de treinamento no uso de toaletes, conhecido como “comunicação de eliminação”, é comum em comunidades orientais e africanas e vem sendo incorporado ao cotidiano de famílias brasileiras. Porém, erros no treinamento podem interferir negativamente no desenvolvimento infantil, sendo recomendada orientação profissional. Objetivos: Apresentar o estado da arte sobre a comunicação de eliminação nas publicações acadêmicas, identificar sua definição e discutir a possibilidade de configurar prática do terapeuta ocupacional. Método: Revisão Integrativa da literatura, realizada nas bases de dados SciELO e Medline/PubMed, utilizando os descritores “treinamento no uso de toaletes”, “terapia ocupacional”, “toilet training” e “occupational therapy”, considerando os critérios de inclusão: artigos que abordem o treinamento iniciado entre zero e 18 meses, na língua portuguesa, inglesa ou espanhola, e que tenham resumo disponível. Resultados: Foram encontrados 17 artigos. O método consiste em auxiliar o bebê, desde primeiros meses, a eliminar fezes ou urina, o que facilitou o desfralde a longo prazo e preveniu a ocorrência de transtornos da eliminação. Discussão: O método proporciona melhora da qualidade de vida do bebê por diminuir episódios de choro, otimizar a consciência corporal e facilitar o desfralde. Porém, se malconduzido, acarreta desfralde precoce, o que pode ser evitado com a orientação do terapeuta ocupacional para o treinamento correto da atividade. Conclusão: Existe carência de estudos científicos sobre a comunicação de eliminação em contexto brasileiro, sendo necessário adaptação cultural e recomendada para seu uso a supervisão de um profissional que trabalhe com desenvolvimento infantil, como o terapeuta ocupacional.
Palavras-chave: Terapia Ocupacional. Treinamento no uso de toaletes. Atividades cotidianas.
Abstract
Introduction: The method of toilet training known as “elimination communication” is common in eastern and african communities, and has been incorporated into the daily life of Brazilian families. However, errors in training can negatively interfere with child development, and professional guidance is recommended. Objectives: To present the art’s state about elimination communication in academic publications, identify its definition and discuss the possibility of configure an occupational therapist practice. Methods: Integrative literature review carried out in the SciELO and Medline/PubMed databases, using the descriptors “treinamento no uso de toaletes”, “terapia ocupacional”, “toilet training” and “occupational therapy”, considering the inclusion criteria: articles that talk about training started between zero and 18 months, in Portuguese, English or Spanish, and that have summary available. Results: 17 articles were found. The method consists helping baby, since first months, to eliminate feces or urine, a conduct that facilitated long-term toilet training, and prevented the occurrence of disorders of elimination. Discussion: The method improves the baby's quality of life by decreasing crying episodes, optimizing body awareness and facilitating toilet training. However, if it is misconducted, it leads to wrong toilet training, which can be avoided with the guidance of the occupational therapist for the correct training of activity. Conclusion: There is a lack of scientific studies on elimination communication in the Brazilian context, requiring cultural adaptation and recommended for its use the supervision of a professional who works with child development, such as the occupational therapist.
Keywords: Occupational therapy. Toilet training. Activities of daily living
Resumen
Introducción: El método de control de esfincteres llamado “comunicación de eliminación” es común en comunidades del Asia y África, se ha incorporado a lo cotidiano de familias brasileñas. Todavía, entrenamiento incorrecto puede interferir negativamente en desarrollo del niño y se recomienda orientación profesional. Objetivos: Presentar el estado del arte sobre la comunicación de eliminación en publicaciones académicas, identificar su definición y discutir la possibilidad de configurar una práctica terapéutica ocupacional. Métodos: revisión integrativa de la literatura realizada en las bases de datos SciELO y Medline/PubMed, utilizando las palabras clave "treinamento no uso de toaletes ", "terapia ocupacional", "toilet training", "occupational therapy", incluyendo los artículos que abordan el entrenamiento iniciado cero y 18 meses, en portugués, inglés o español, y que tengan un resumén disponible. Resultados: Se encontraron 17 artículos. El método consiste en ayudar al bebé, desde los primeros meses, a eliminar heces o orina, lo que facilitó el control de esfincteres a largo plazo, y evitó la ocurrencia de trastornos de eliminación. Discusión: El método disminuye los episodios de llanto del bebé, optimiza la conciencia corporal y facilita el control de esfincteres. Todavía, si se hace mal, conduce al abandono precoz de pañal, que puede evitarse con la orientación del terapeuta ocupacional para el correcto entrenamiento de las atividades cotidianas. Conclusión: Hay una falta de estudios científicos sobre la comunicación de eliminación en contexto brasileño, lo que requiere una adaptación cultural y recomendó la supervisión de un profesional dedicado al desarrollo infantil, como el terapeuta ocupacional.
Palabras clave: Terapia ocupacional. Control de esfíncteres. Actividades cotidianas.
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