Ser e estar criança em um grupo terapêutico a partir do movimento vital expressivo (MVE): um relato de experiência/Being a child in a therapeutic group as of the vital expressive movement (vem): an experience report

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto42335

Palabras clave:

Terapia Ocupacional, Saúde Mental, Criança, Movimento Vital Expressivo.

Resumen

Contextualização: Atualmente, há uma demanda significativa de encaminhamentos médicos aos serviços terapêuticos quanto às hipóteses diagnósticas de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Contudo, identificam-se outros vislumbres de compreensão e cuidado à infância. Processo de intervenção: Assim, este artigo busca descrever e analisar a prática da terapia ocupacional em um grupo de Movimento Vital Expressivo, com crianças, em um dispositivo de cuidado no interior de São Paulo. Síntese das considerações: A partir da descrição dos encontros realizados, à luz do Sistema Rio Aberto e do arcabouço teórico da Terapia Ocupacional, considera-se que práticas de cuidado que respeitam as formas de ser e fazer das crianças corroboram na construção de possibilidades de produção de vida.

Palavras-chave: Terpia Ocupacional. Saúde Mental. Criança a


Abstract
Contextualization: Currently, there is a significant demand for medical referrals to therapeutic services regarding the diagnostic hypotheses of children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). However, other glimpses of understanding and care for children are identified. Intervention/Follow-up process: Thus, this article seeks to describe and analyze the practice of occupational therapy in a group of Vital Expressive Movement with children in a care device in the interior of São Paulo. Synthesis of Consideration: Based on the description of the meetings held in the light of the Río Abierto System and the theoretical framework of occupational therapy, it is considered that experiences like this corroborate the construction of practices that respect the ways of being and doing of children..

Keywords: Occupational Therapy. Mental Health. Child

 

Resumen

Contextualización: Actualmente, existe una importante demanda de derivaciones médicas a servicios terapéuticos en relación con las hipótesis diagnósticas de los niños con trastorno por déficit de atención e hiperactividad (TDAH). Sin embargo, se identifican otros destellos de comprensión y cuidado de los niños. Intervención / Proceso de seguimiento: Así, este artículo busca describir y analizar la práctica de la terapia ocupacional en un grupo de Movimiento Expresivo Vital con niños en un dispositivo de cuidado en el interior de São Paulo. Síntese de consideraciones: A partir de la descripción de los encuentros realizados a la luz del Sistema Río Abierto y el marco teórico de la terapia ocupacional, se considera que experiencias como esta corroboran la construcción de prácticas que respetan las formas de ser y hacer de los niños.

Palabras clave: Terapia Ocupacional. Salud Mental. Niño

Biografía del autor/a

Aline Zacchi Farias, Universidade Federal de São Carlos

Departamento de Terapia Ocupacional

Terapia Ocupacional

Citas

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Publicado

2021-11-08

Número

Sección

Análise da Prática