A produção do conhecimento em terapia ocupacional na perspectiva da atenção integral à criança / The production of knowledge in occupational therapy in the perspective of comprehensive attention to the child

Autores/as

  • Larissa Vendramini Nucci Universidade Federal de São Carlos- UFSCar
  • Ana Célia Nunes
  • Débora Folha
  • Bruna Marini
  • Maysa Ramos
  • Patrícia Della Barba

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto5383

Palabras clave:

Desenvolvimento infantil, Desenvolvimento ocupacional, Família, Terapia ocupacional, Saúde da criança.

Resumen

O Desenvolvimento Infantil (DI) tem sido alvo de investimento em pesquisas e práticas voltadas ao cuidado na primeira infância. Atualmente o Brasil tem incorporado políticas públicas, leis e diretrizes que asseguram os direitos na infância, considerando a importância de práticas intersetoriais para o cuidado integral à criança com vistas à garantia do pleno desenvolvimento de seu potencial. Nesse contexto, observa-se uma lacuna no que se refere à atuação da Terapia Ocupacional na promoção da atenção integral ao DI, o que aponta para a necessidade de produzir conhecimentos que fundamentam tais práticas.  O presente estudo tem por objetivo descrever os estudos que têm sido desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa “Intervenção da Terapia Ocupacional na atenção integral à criança”, vinculado ao Laboratório de Atividade e Desenvolvimento do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (LAD/DTO/UFSCar) e analisar as contribuições para a produção de conhecimento em Terapia Ocupacional. São descritas cinco pesquisas, sendo duas de doutorado e três de mestrado, desenvolvidas sob o referencial do Modelo de Construção de Capacidades Centrado na Família e do Desenvolvimento Ocupacional. 

Abstract

 

Child Development has been the target of investment in researches and practices focused on early childhood care. Currently, Brazil has incorporated public policies, laws and guidelines that ensure the children's rights, considering the importance of intersectoral practices for the child's integral care, ensuring the full development of their potential. In this context, there is a gap regarding the performance of Occupational Therapy in the promotion of integral care for child development, which points to the need of producing knowledge that supports such practices. The present study aims to describe the studies that have been developed by the Research Group "Intervention of Occupational Therapy in the integral attention to the child", linked to the Laboratory of Activity and Development of the Department of Occupational Therapy of the Federal University of São Carlos (LAD/DTO/UFSCar) and analyze the contributions to the production of knowledge in Occupational Therapy. Five researches are described, two of them are PhDs and three are Masters, developed under the Family-Centered Capacity Building Model and Occupational Development Model.

Keywords: Child development; Occupational development; Family; Occupational therapy; Child health.

 

Resumen

 

El Desarrollo Infantil (DI) ha sido blanco de las inversiones en investigación y práctica dirigida a la atención de la primera infancia. Actualmente Brasil ha incorporado políticas, leyes y pautas que aseguren los derechos de la infancia, teniendo en cuenta la importancia de las prácticas intersectoriales para la atención integral de los niños con el fin de asegurar el pleno desarrollo de su potencial. En este contexto, existe una brecha en relación con el desempeño de la Terapia Ocupacional en la promoción de la atención integral a la DI, lo que apunta a la necesidad de producir conocimiento que subyacen a estas prácticas. Este estudio tiene como objetivo describir los estudios que se han desarrollado por la "intervención de la terapia ocupacional en la atención integral a los niños" Grupo de Investigación, vinculados a la actividad y el Laboratorio de Desarrollo del Departamento de Terapia Ocupacional de la Universidad Federal de São Carlos (LAD / DTO / UFSCar) y analizar las contribuciones a la producción de conocimiento en Terapia Ocupacional. cinco investigación se describen, dos y tres de doctorado principal, desarrollado en el marco del modelo centrado en la creación de capacidad en la Familia y Desarrollo Ocupacional.

Palabras clave: Desarrollo Infantil; Desarrollo Ocupacional; Familia; Terapia Ocupacional; Salud del Niño.

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Publicado

2017-11-01

Número

Sección

Temas da Atualidade