Mídias sociais: possibilidades de divulgação da profissão de Terapia Ocupacional
Social media: possibilities of disseminating the profession of occupational therapy
DOI:
https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto61819Palabras clave:
Mídias Sociais, Terapia Ocupacional, Disseminação de informação.Resumen
Introdução: Às mídias sociais tem sido uma estratégia cada vez mais utilizada para divulgação de dados e informações. Diante disso, analisaram-se que meios digitais poderiam ser facilitadores para apresentar a profissão de Terapia Ocupacional à sociedade. Objetivo: o projeto teve por objetivo identificar a influência das mídias sociais para o conhecimento e reconhecimento da profissão, propagando saberes junto à comunidade. Métodos: O estudo se caracterizou em uma abordagem quantitativa exploratória e descritiva. A coleta dos dados foi realizada em dois momentos distintos: primeiro foram elaborados conteúdos para as mídias na plataforma Blogger, envolvendo a divulgação dinâmica em redes sociais denominado “Caminhada da Terapia Ocupacional”. Em segundo houve uma enquete via mídias possibilitando quantificar de que maneira as mesmas contribuíram para a divulgação e reconhecimento da profissão. O público alvo foram: estudantes de Terapia Ocupacional, profissionais da área da saúde, educação, pacientes, familiares e cuidadores de pacientes e a população. Resultado: O estudo no período de 2021 a 2022 atingiu 3.004 pessoas por meio das redes sociais e 18,1 mil visualizações no Instagram, disseminando conhecimentos e destacando a importância da profissão de Terapia Ocupacional para a formação acadêmica e a comunidade. Conclusão: Considera-se que iniciativas como essa podem contribuir para que a sociedade conheça e reconheça a importância da profissão, com uma troca mútua de saberes e desconstrução de ideias equivocadas. Desse modo, os resultados da pesquisa afirmam o impacto positivo, constatando que as ações favoreceram o conhecimento da Terapia Ocupacional.
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