Monitoria acadêmica e metodologias ativas em um curso de graduação de terapia ocupacional / Academic monitoring and active methodologies in an occupational therapy graduation course

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto33644

Mots-clés :

Ensino, Terapia Ocupacional, Estudo de Caso

Résumé

Este artigo aborda e descreve o papel de um monitor em uma disciplina de um curso de graduação em Terapia Ocupacional, que adota as metodologias ativas de aprendizagem em seu projeto político-pedagógico. Observou-se que as funções cabíveis ao monitor foram de acompanhar, auxiliar e desenvolver estratégias de ensino em conjunto com o docente responsável pela disciplina e a coordenação do curso, explorando o ensino por meio de problematização. A monitoria se mostrou uma ferramenta potencializadora no ensino e aprendizagem de métodos e técnicas em terapia ocupacional.

 

Abstract

This article describes the role of the student monitor in a discipline of the undergraduate course in Occupational Therapy from the State University of Pará, which adopts active learning in the political-pedagogical project. It was observed that the monitor's functions were to monitor, assist and develop teaching strategies, with the teacher and the course coordination, exploring teaching through problematization. Academic monitoring has proven to be an empowering tool in teaching and learning methods and techniques in occupational therapy, both for the monitor and for the students.

Keywords: Teaching, Occupational Therapy, Case Reports.

 

Resumen

Este artículo describe el papel del monitor estudiante en una disciplina del curso de pregrado en Terapia Ocupacional de la Universidad del Estato de Pará, que adopta metodologías activas en su proyecto político-pedagógico. Este artículo describe el papel del monitor del estudiante en una disciplina del curso de pregrado en Terapia Ocupacional, que adopta metodologías de aprendizaje activo en su proyecto político-pedagógico. Se observó que las funciones aplicables al monitor eran monitorear, ayudar y desarrollar estrategias de enseñanza, en conjunto con el maestro responsable y la coordinación del curso, explorando la enseñanza a través de la problematización. La tutoría académica demostró ser una herramienta poderosa en los métodos y técnicas de enseñanza y aprendizaje en terapia ocupacional, tanto para el tutor como para los estudiantes.

Palabras clave: Enseñanza, Terapia Ocupacional, Informes de Caso.

 

 

Bibliographies de l'auteur-e

Carlos Roberto Monteiro de Vasconcelos Filho, Universidade do Estado do Pará

Terapeuta Ocupacional pela Universidade do Estado do Pará

Elson Ferreira Costa, Universidade Federal do Pará

Mestre e doutor em Teoria e Pesquisa do Comportamento na Universidade Federal do Pará.. Docente do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade do Estado do Pará.

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Publié-e

2020-08-06

Numéro

Rubrique

Análise da Prática