Museu e frevo para todos: consultoria de terapia ocupacional na intersecção lazer e cultura

Museum and frevo for all: Occupational Therapy consultancy ate the intersection of leisure and culture

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto56116

Mots-clés :

“Lazer”. “Terapia Ocupacional”. “Cultura”. “Museus”. “Transtorno do Espectro Autista”.

Résumé

Contextualização: Relato de experiência de estudantes e docentes em projeto de extensão universitária com crianças com autismo, visitando o Museu Paço do Frevo, Recife, PE, Brasil. Considera-se o lazer como necessidade humana e dimensão cultural que inclui autonomia, prazer, pertencimento e consciência ocupacional, definido por quem o vivencia e não pelo espaço ou atividade. Processo de Intervenção: Realizadas observações guiadas pelo instrumento Sensory Profile 2 de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em ocupação de lazer, com consequente consultoria para ajustes no Museu. Análise crítica da prática: Equipamentos culturais como museus podem adaptar-se às singularidades do público TEA para satisfatório engajamento nessa ocupação. Síntese das Considerações: Terapeutas ocupacionais têm a expertise para apoiar espaços diversos no acolhimento de pessoas com TEA em prol de uma vivência em lazer prazerosa que potencialize a autonomia e o pertencimento e contribua com a consciência ocupacional do indivíduo.

Palavras Chaves: “Lazer”. “Terapia Ocupacional”. “Cultura”. “Museus”. “Transtorno do Espectro Autista”.

Bibliographies de l'auteur-e

Adriana Gonçalves Queiroz, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009), mestrado em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015), doutorado em Estudos do Lazer pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG (2020) e pós doutorado em Fulbright Dissertation Award - Fulbright International Educational Exchange Programs (2020). Atualmente é volunteer clinical faculty na KUMC/ Kansas/ EUA. Foi professora substituta da Universidade Federal de Pernambuco (2021/2022), Atuou desde a atenção primária a urgência em saúde mental na rede de Belo Horizonte. Tem experiência em Terapia Ocupacional, com ênfase em Saúde Mental, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia ocupacional, lazer, saúde mental, reabilitação psicossocial, recovery.

Ilka Veras Falcão, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutora em Ciências da Saúde; Professora Associada do Deptº de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Ana Carolina Araújo Mattos, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Estudante de Graduação do Curso de Terapia Ocupacional.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

Amanda Beatriz de Carvalho Silva, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Estudante de Graduação do Curso de Terapia Ocupacional.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

Luísa Inojosa Gonçalves de Barros, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Estudante de Graduação do Curso de Terapia Ocupacional.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

Maria Grazielle Alves, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Estudante de Graduação do Curso de Terapia Ocupacional.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

Mayara Dayane da Silva, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Estudante de Graduação do Curso de Terapia Ocupacional.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

Références

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Publié-e

2024-02-01