Posicionamento da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional – RENETO frente a pandemia da Covid-19/Positioning of the National Occupational Therapy Teaching and Research Network - RENETO in the face of the Covid-19 pandemic

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto34485

Palavras-chave:

Terapia ocupacional, COVID-19, Pandemia. Ensino.

Resumo

Trata-se do posicionamento da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional - RENETO, frente aos impactos da pandemia da COVID-19 no ensino e pesquisa em Terapia Ocupacional, e a construção de ações coletivas para o seu enfrentamento. 

Abstract

It is the positioning of the National Occupational Therapy Teaching and Research Network - RENETO, in face of the impacts of the COVID-19 pandemic on teaching and research in Occupational Therapy, and the construction of collective actions to face it.

Keywords: Occupational therapy; COVID-19; Pandemic. Teaching.

Resumen

Es el posicionamiento de la Red Nacional de Enseñanza e Investigación en Terapia Ocupacional - RENETO, frente a los impactos de la pandemia COVID-19 en la enseñanza e investigación en Terapia Ocupacional, y la construcción de acciones colectivas para enfrentarla.

Palabras clave: Terapia ocupacional; COVID-19; Pandemia, Enseñaza.

Biografia do Autor

Patrícia Leme de Oliveira Borba, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) campus Baixada Santista

Terapeuta ocupacional. Doutora em Educação. Presidente da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional – RENETO. Docente do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, campus Baixada Santista, Santos, SP, Brasil. 

Rafael Garcia Barreiro, Universidade de Brasília (UnB)

Terapeuta ocupacional. Doutor em Terapia Ocupacional. Vice-presidente da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional – RENETO. Docente do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade de Brasília, UnB, campus Ceilândia, Brasília, DF. Brasil. 

Gabirela Pereira Vasters, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Terapeuta ocupacional. Doutora em Ciências. Diretora de Tesouraria da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional – RENETO. Docente do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, campus Baixada Santista, Santos, SP, Brasil. 

Ricardo Lopes Correia, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Terapeuta Ocupacional formado pelo Centro Universitário São Camilo - SP. Professor Ajunto do Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor e Mestre em Ciências da Saúde/Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina do ABC. Especialização em Dependências, Abusos e Compulsões. Especialização em Projetos Sociais e Políticas Públicas. Especialização em Acessibilidade Cultural. Membro do Laboratório de Estudos sobre Políticas Públicas, Território e Sociedade, e do Laboratório de Memórias, Territórios e Ocupações: rastros sensíveis, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desenvolve práticas e pesquisas em Terapia Ocupacional no Campo Social e interface com a cultura, sob abordagens em Desenvolvimento Local Participativo, Trabalho e Emprego, Gênero e arranjos comunitários.  Saúde Coletiva. Tesoreiro da Confederação Latinoamericana de Terapia Ocupacional - CLATO (2017-2019). Diretor de Comunicação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional - RENETO. Foi editor chefe (2015-2019) e atualmente editor de layout da Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO.

Maria Fernanda Barboza Cid, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutora em Educação Especial. Docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos, SP, Brasil. Diretora Secretária da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional – RENETO.

Referências

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional - RENETO. Nota pública COVID-19. Página do Facebook. https://www.facebook.com/reneto.to/photos/a.751745931600602/2640683249373518/?type=3&theater.

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional - RENETO. Histórico. internet.

Pan LC, Lopes RE. Políticas de ensino superior e a graduação em Terapia Ocupacional nas Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar. 2016;24(3):457–468. doi:10.4322/0104-4931.ctoao0704

Ministro M da E do. Portaria no 343, DE 17 de março de 2020. 2020. http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376.

Federal M da C dos DM do S. Emenda Constitucional No 95, DE 2016. Site da Câmada dos Deputados.

Downloads

Publicado

15-05-2020