Marcas corporais: inscrições poéticas na pesquisa e no cuidado em terapia ocupacional
Body marks: poetic inscriptions in research and care in occupational therapy
DOI:
https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto65020Palavras-chave:
Mapa Corporal, Feminismo, Interseccionalidade, Processo grupal, COVID-19Resumo
A imagem de capa é uma colagem produzida a partir dos registros fotográficos do acervo de uma pesquisa de doutorado, cujo objetivo foi compreender os impactos da pandemia da COVID-19 na vida cotidiana de mulheres mães trabalhadoras e as estratégias de sobrevivência neste cenário. A pesquisa, realizada numa comunidade do município de Santana de Parnaíba–SP, durante o período pandêmico, seguiu perspectivas de estudos feministas e da interseccionalidade, numa composição por diferentes elementos, destacando-se a metodologia visual do mapa corporal. Assim, foi possível a construção de uma grupalidade, processos de cuidado e a criação de redes vivas.
Palavras-chave: Mapa Corporal. Feminismo. Interseccionalidade. Processo grupal. COVID-19.
Referências
Andrade, A. F. de, Sousa, D. P., Varela, L. C., & Silva, C. R. (2020). Pertencimento e representação imagética: A negritude na universidade/ Belonging and imagetic representation: negritude in university. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO, 4(6), Artigo 6. https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto34249
Collins, P. H., & Bilge, S. (2021). Interseccionalidade (R. Souza, Trad.; 1a). Boitempo Editorial.
Gastaldo, D., Magalhães, L., & Carrasco, C. (2013). Mapas corporais Narrados: Um método para documentar trajetórias de saúde, resiliência, adoecimentos e sofrimento. Em As práticas corporais no campo da saúde (p. 83–100). Hucitec.
Maximino, V. S., & Liberman, F. (2015). Cenas em Formação: Buscando na prática os pressupostos para o que fazemos com grupo. Em Grupos e terapia ocupacional: Formação, pesquisa e ações (1a, p. 10–26). Summus Editorial.
Veschi, B. (2019). Fotografia. Etimologia. https://etimologia.com.br/fotografia/
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração e Transferência de Direitos Autorais
O periódico REVISBRATO -- Revista interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons BY (esta licença permite a distribuição, remixe, adaptação e criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que os devidos créditos sejam dados aos autores e autoras da obra, assim como da revista. Mais detalhes disponíveis no site http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/).
No momento da submissão do manuscrito os autores deverão encaminhar, nos documentos suplementares a Declaração de responsabilidade, conflito de interesse e transferência de direitos autorais, segundo modelo disponivel na página "Instruções aos autores"
- Uso de imagens e discursos
Quando um autor submeter imagens para capa, que não correspondam a pesquisas em formato de artigo e que não tenham obrigatoriedade de autorização de Comitê de Ética, assim imagens presentes em outras seções, deverá ser anexado o TERMO DE CESSÃO DE DIREITO DE USO DA IMAGEM E DE DISCURSO (disponível modelo na página "Instruções aos autores"). Somente é necessário que o autor principal assine o termo e o descreva conforme o modelo abaixo em word.