Educação e ascensão social: performances narrativas de alunos da rede pública federal na Baixada Fluminense

Autores

Palavras-chave:

narrativa, performance, ascensão social, educação.

Resumo

O presente artigo investiga como, por meio de padrões narrativos de organização da experiência social, alunos de uma escola da rede pública federal de ensino na Baixada Fluminense constroem valores e imagens de si associados a um ethos que entende a educação como modo de ascensão social. O percurso analítico procurou aliar a observação e a descrição sistemática da vida social ao olhar atento para a materialidade discursiva tecida via modos narrativos, com particular destaque para a noção de performance narrativa/identitária. A análise dos dados orais gerados em situação de entrevista destacou a organização narrativa e os dispositivos de avaliação empregados pelos narradores na construção discursiva dos valores e crenças moralmente reconhecidos como válidos na instituição, bem como em sua região sócio-geográfica. As narrativas sugerem a coexistência de dois ethos particulares: um marcado por processos de individualização e auto-afirmação, propiciados pela educação escolarizada; outro associado a redes de solidariedade e relacionalidade locais típicas das camadas populares. O trabalho dimensiona a instituição estudada como microcosmo das transformações vivenciadas pela Baixada Fluminense e dá visibilidade a uma parcela de sua população que concebe o acesso aos estudos como caminho seguro e digno de melhoria de vida.

Biografia do Autor

Talita de Oliveira, CEFET/RJ

Professora titular do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do CEFET/RJ; docente do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Ensino do CEFET/RJ

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Publicado

2020-11-18

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Artigos