Educação e ascensão social: performances narrativas de alunos da rede pública federal na Baixada Fluminense
Mots-clés :
narrativa, performance, ascensão social, educação.Résumé
O presente artigo investiga como, por meio de padrões narrativos de organização da experiência social, alunos de uma escola da rede pública federal de ensino na Baixada Fluminense constroem valores e imagens de si associados a um ethos que entende a educação como modo de ascensão social. O percurso analítico procurou aliar a observação e a descrição sistemática da vida social ao olhar atento para a materialidade discursiva tecida via modos narrativos, com particular destaque para a noção de performance narrativa/identitária. A análise dos dados orais gerados em situação de entrevista destacou a organização narrativa e os dispositivos de avaliação empregados pelos narradores na construção discursiva dos valores e crenças moralmente reconhecidos como válidos na instituição, bem como em sua região sócio-geográfica. As narrativas sugerem a coexistência de dois ethos particulares: um marcado por processos de individualização e auto-afirmação, propiciados pela educação escolarizada; outro associado a redes de solidariedade e relacionalidade locais típicas das camadas populares. O trabalho dimensiona a instituição estudada como microcosmo das transformações vivenciadas pela Baixada Fluminense e dá visibilidade a uma parcela de sua população que concebe o acesso aos estudos como caminho seguro e digno de melhoria de vida.
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