Educação e ascensão social: performances narrativas de alunos da rede pública federal na Baixada Fluminense
Keywords:
narrativa, performance, ascensão social, educação.Abstract
O presente artigo investiga como, por meio de padrões narrativos de organização da experiência social, alunos de uma escola da rede pública federal de ensino na Baixada Fluminense constroem valores e imagens de si associados a um ethos que entende a educação como modo de ascensão social. O percurso analítico procurou aliar a observação e a descrição sistemática da vida social ao olhar atento para a materialidade discursiva tecida via modos narrativos, com particular destaque para a noção de performance narrativa/identitária. A análise dos dados orais gerados em situação de entrevista destacou a organização narrativa e os dispositivos de avaliação empregados pelos narradores na construção discursiva dos valores e crenças moralmente reconhecidos como válidos na instituição, bem como em sua região sócio-geográfica. As narrativas sugerem a coexistência de dois ethos particulares: um marcado por processos de individualização e auto-afirmação, propiciados pela educação escolarizada; outro associado a redes de solidariedade e relacionalidade locais típicas das camadas populares. O trabalho dimensiona a instituição estudada como microcosmo das transformações vivenciadas pela Baixada Fluminense e dá visibilidade a uma parcela de sua população que concebe o acesso aos estudos como caminho seguro e digno de melhoria de vida.
References
BASTOS, L. C. Contando estórias em contextos espontâneos e institucionais –uma introdução ao estudo da narrativa. Calidoscópio. Vol. 3, no. 2, p. 74-87, 2005.
BAUMAN, R. Story, performance and event: contextual studies of oral narrative. Cambridge: Cambridge University Press, 1986.
BRUNER, J. Atos de significação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
DUARTE, L. F. Da vida nervosa nas classes trabalhadoras urbanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1986.
DUARTE, L. F.; GOMES, E. C. Três famílias: identidades e trajetórias transgeracionais nas classes populares. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008.
ENNE, A. Do “Faroeste Fluminense” ao “Futuro que já chegou”: As representações da grande imprensa carioca acerca da Baixada Fluminense. INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – BH/MG – Set/2003.
GEERTZ. C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.
GOFFMAN, E. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007 [1975].
LABOV, W. The transformation of experience in narrative syntax. In: ------ Language in the inner city. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1972.
LANGELIER, K. M. “You’re marked”: breast cancer, tattoo, and the narrative performance of identity. In: BROCKMEIER, J.; CARBAUGH, D. Narrative and Identity: studies in autobiography, self and culture. Amsterdam: John Benjamins, 2001.
MISHLER, E. G. Research Interviewing. Context and narrative. Cambridge: Harvard University Press, 1986.
------ Narrativa e identidade: a mão dupla do tempo. In: MOITA LOPES, L. P.; BASTOS, L. C. (Orgs.) Identidades: recortes multi e interdisciplinares. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2002.
MOITA LOPES, L. P. Práticas narrativas como espaço de construção das identidades sociais: uma abordagem socioconstrucionista. In: TELLES RIBEIRO, B.; COSTA LIMA, C.; LOPES DANTAS, M. T. (Orgs.) Narrativa, identidade e clínica. Rio de Janeiro: Edições IPUB/CUCA, 2001.
RICHARDS, K. Working towards common understandings: collaborative interaction in staffroom stories. Text 19 (1), pp. 143-174, 1999.
RIESSMAN, C. K. Narrative Analysis. Newbury Park: Sage, 1993.
------ Narrative Methods for the Human Sciences. Los Angeles: Sage Publications, 2008.
SCHUTZ, A. Collected papers: the problem of social reality (Vol. I). The Hague: Martinus Nijhoff, 1962.
VELHO, G. Individualismo e Cultura: notas para uma Antropologia da Sociedade Complexa. 8a Ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2008 [1981].
------ Projeto e Metamorfose: Antropologia das Sociedades Complexas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1994.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).