Ideologias e Ideologias Linguísticas em Práticas Pedagógicas
Resumo
Sempre é relevante falar de ideologia. Primeiro, por se tratar de um
conceito disputado, sobre o qual dificilmente se chegará algum dia a um
consenso. Segundo, pela demonização feita pela extrema direita, para quem
ideologia é sinônimo de disfuncionalidade, o que na verdade é usado para
esconder preconceito, xenofobia, elitismo e superioridade de alguns grupos
sobre outros. Embora o consenso não seja, de fato, necessário, a importância
do conceito se explica pelo fato dele agregar posições teóricas e atitudes práticas
contraditórias e, muitas vezes, essencializadas, com sérias consequências nas
práticas sociais: racismo, xenofobia, sexismo, classismo, superioridade religiosa
e diversos tipos de preconceito que, em situações extremadas, podem levar ao
genocídio. Dado o caráter indisciplinar desta revista e o próprio papel da
linguística aplicada nos estudos da linguagem, consideramos pertinente
organizar um volume temático com protagonismo para ideologia e ideologias
linguísticas no contexto pedagógico, discutindo impactos que geram na cena
educacional.
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