Ideologias e Ideologias Linguísticas em Práticas Pedagógicas
Mots-clés :
Ideologias, Linguísticas, Práticas PedagógicasRésumé
Sempre é relevante falar de ideologia. Primeiro, por se tratar de um
conceito disputado, sobre o qual dificilmente se chegará algum dia a um
consenso. Segundo, pela demonização feita pela extrema direita, para quem
ideologia é sinônimo de disfuncionalidade, o que na verdade é usado para
esconder preconceito, xenofobia, elitismo e superioridade de alguns grupos
sobre outros. Embora o consenso não seja, de fato, necessário, a importância
do conceito se explica pelo fato dele agregar posições teóricas e atitudes práticas
contraditórias e, muitas vezes, essencializadas, com sérias consequências nas
práticas sociais: racismo, xenofobia, sexismo, classismo, superioridade religiosa
e diversos tipos de preconceito que, em situações extremadas, podem levar ao
genocídio. Dado o caráter indisciplinar desta revista e o próprio papel da
linguística aplicada nos estudos da linguagem, consideramos pertinente
organizar um volume temático com protagonismo para ideologia e ideologias
linguísticas no contexto pedagógico, discutindo impactos que geram na cena
educacional.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).