Dossiê Temático: Estudos de tradução e adaptação
Resumen
Os estudos de tradução e da adaptação têm consolidado, cada vez mais, o seu lugar na Linguística Aplicada brasileira. São diversos os programas de pós-graduação da área que abarcam, em suas linhas de pesquisas, a compreensão dos processos de tradução e de adaptação na tentativa de investigar o modo como, no cenário contemporâneo, de fluxos sociais intensificados e cenários semiótico-culturais cada vez mais complexos, práticas discursivas diversas se movimentam, sendo de/reconstruídas em entrecruzamentos e interpenetrações sempre sócio-historicamente situados. Nesse sentido, grande parte das pesquisas que abordam processos de tradução e de adaptação deixam de ser reconhecidas apenas por suas contribuições técnicas – como o ocorrido em alguns momentos da constituição desses campos – para se focar na criação de inteligibilidade sobre questões em que a linguagem, num sentido amplo do termo, tem papel predominante.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).