Barbie (2023) e o feminismo neoliberal na cultura pop: o discurso de liberdade e empoderamento que perpetua a opressão.
Resumen
O objetivo do presente artigo é abordar a relação entre o feminismo da segunda onda e o liberalismo ascendente e estabelecer como o discurso do feminismo foi absorvido por essa vertente capitalista, apropriando-se de politicas de identidade em detrimento da busca por mudanças sociais estruturais, oriundas do movimento de libertação das mulheres, cuja finalidade era alcançar a igualdade de gênero. A relação estrutural entre patriarcado e capitalismo mantém e dissemina, através de tecnologias sociais e produtos vendáveis, esse discurso com o propósito de manter a opressão contra as mulheres, bem como as disparidades sociais existentes, através da manutenção de práticas sociais que têm como objetivo conservá-las em lugares de violência simbólica. Apontando o filme Barbie (2023), de Greta Gerwig, como um produto da cultura pop empenhado em carregar o discurso do feminismo neoliberal, busca-se denunciar a ascensão de um discurso feminista que segrega e oprime a maior parte das mulheres.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).