Ecos e ressonâncias das obras V de Vingança
Mots-clés :
V de Vingança, Adaptação, DialogismoRésumé
Tendo em vista a alta carga de intertextualidade da narrativa de V de Vingança em inúmeras mídias, movimentos e grupos sociais da última década, este artigo tem por objetivo analisar seus enunciados de maior popularização e circulação: a graphic novel de Alan Moore e David Lloyd de 1982 e a adaptação fílmica de James McTeigue e as irmãs Wachowski de 2005. A partir do aporte conceitual e metodológico da Teoria da Adaptação de Robert Stam (2006) e Linda Hutcheon (2006), analiso a relação dialógica entre as duas obras, destacando três aspectos: seus contextos de produção; a construção do protagonista V, por meio da figura de Guy Fawkes; e o embate principal entre as ideologias do fascismo e do anarquismo. Parte-se do interesse de compreender as permutações político-ideológicas entre a graphic novel e a sua adaptação fílmica, que ajudem a justificar a potencialidade destas obras de ecoarem recorrentemente nas enunciações de revoltosos.
Références
ARENDT, H. 2013. Origens do totalitarismo: antissemitismo, imperialismo, totalitarismo. SP: Companhia das Letras.
BAKHTIN, M. 2016. Gêneros do Discurso. SP: Editora 34.
BAKUNIN, M. 2006. A comuna de paris e a noção de estado. Trad: Natalia Montebello. Revista Verve. São Paulo, p. 75-100, [1871] 2006.
______. 1990. Statism and Anarchy. Cambridge: Cambridge University Press.
BLAND, S. 17 mar. 2021. “We were projecting forward” – James McTeigue on V for Vendetta at 15. Little White Lies, Londres, 17 mar. 2021. Accessed on 29/05/2021 at https://lwlies.com/articles/the-legacy-of-v-for-vendetta-james-mcteigue/
CRESSY, D. 1992. The Fifth of November Remembered. In PORTER, Roy (org). Myths of the English. Polity Press.
GIFFORD, J.; KIDDER, O. U. 2018. Alan Moore and anarchist praxis form. In: DIPAOLO, Marc (org.). Working-Class Comic Book Heroes: Class Conflict and Populist Politics in Comics. University Press of Mississippi.
GUIMARÃES, D. 2011. Reflexões sobre a adaptação como fenômeno ubíquo: o filme V de Vingança. Intercom – Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v.34, n.1, p. 189-211, jan./jun.
HARVEY, D. 2013. O novo imperialismo. SP: Edições Loyola.
HIRSCHMAN, A. O. 1979. As paixões e os interesses: argumentos políticos para o capitalismo antes de seu triunfo. SP: Paz e Terra.
HOBSBAWM, E. 1995. A Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-1991. SP: Companhia das Letras.
KELLER, D. 2010. Cinema wars: Hollywood film and politics in the Bush-Cheney era. Oxford: Wiley-Blackwell.
MCTEIGUE, J. (Diretor). 2005. V for Vendetta [Filme Cinematográfico].
MOORE, A; LLOYD, D. 2005. V for Vendetta. NY: Vertigo.
STAM, R. 2006. Teoria e prática da adaptação: da fidelidade à intertextualidade. Ilha do Desterro. A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies, n. 51, p. 019-053.
TEXT: President Bush Addresses the Nation. 20 set. 2021. Washington Post, Washington. Accessed on 15/05/2021 at https://www.washingtonpost.com/wp-srv/nation/specials/attacked/transcripts/bushaddress_092001.html
VOLÓCHINOV, V. 2017. Marxismo e filosofia da linguagem. SP: Editora 34.
XAVIER, L. G. 15 mar. 2018. Comissão externa vai acompanhar investigações sobre assassinato de Marielle Franco. Agência Câmara de Notícias: Brasília. Accessed on 01/04/2021 at: https://www.camara.leg.br/noticias/533866-comissao-externa-vai-acompanhar-investigacoes-sobre-assassinato-de-marielle-franco/
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).