Ecos e ressonâncias das obras V de Vingança

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Mots-clés :

V de Vingança, Adaptação, Dialogismo

Résumé

Tendo em vista a alta carga de intertextualidade da narrativa de V de Vingança em inúmeras mídias, movimentos e grupos sociais da última década, este artigo tem por objetivo analisar seus enunciados de maior popularização e circulação: a graphic novel de Alan Moore e David Lloyd de 1982 e a adaptação fílmica de James McTeigue e as irmãs Wachowski de 2005. A partir do aporte conceitual e metodológico da Teoria da Adaptação de Robert Stam (2006) e Linda Hutcheon (2006), analiso a relação dialógica entre as duas obras, destacando três aspectos: seus contextos de produção; a construção do protagonista V, por meio da figura de Guy Fawkes; e o embate principal entre as ideologias do fascismo e do anarquismo. Parte-se do interesse de compreender as permutações político-ideológicas entre a graphic novel e a sua adaptação fílmica, que ajudem a justificar a potencialidade destas obras de ecoarem recorrentemente nas enunciações de revoltosos.

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Publié-e

2021-07-21

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Artigos