Ideologia e ideologias linguísticas no livro didático de Língua Portuguesa: discurso pedagógico e ideias linguísticas
Mots-clés :
ideologias, ideologias linguísticas, ensino de línguas, livro didático.Résumé
Este artigo se propõe a fazer uma revisão das noções de ideologia construídas
nas ciências humanas e estabelecer sua relação com a formulação das
ideologias linguísticas, além de apresentar alguns dos principais estudos sobre
as ideologias no livro didático realizados nos anos 1980 e 1990, considerando
sua relevância histórica e conceitual no campo da Linguística Aplicada. Estas
reflexões serão fundamentais para a compreensão das relações entre o discurso
pedagógico, as políticas editoriais e as ideologias linguísticas problematizadas
numa análise enunciativa de dois capítulos do volume 1 da coleção de língua
portuguesa Ser Protagonista (2016), considerando sua inserção no Programa
Nacional do Livro Didático (PNLD), responsável pela avaliação, compra e
distribuição de livros didáticos no Brasil.
Références
ALTHUSSER, L. [1971] Aparelhos Ideológicos de Estado. 3ª edição. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1987.
ALTMANN, H. Influências do Banco Mundial no projeto educacional brasileiro. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v.28, n.1, p. 77-89, jan./jun. 2002
AUROX, Sylvain. [1992] A revolução tecnológica da gramatização. São Paulo: Contexto, 2009.
BAGNO, Marcos. Gramática pra que te quero? Os conhecimentos linguísticos nos livros didáticos de português. Curitiba: Aymará, 2010.
BAKHTIN, M. M. [1920] Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
BAKHTIN, M. M. [1952-53] Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016.
BAKHTIN, M. M. [1934] Teoria do romance I: a estilística. São Paulo: Editora 34, 2015.
BAKHTIN, M. M. [1929] Problemas da poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Forense, 1997.
BAUMAN, R.; BRIGGS, C. Poetics and performance as critical perspectives on language and social life. Annual Review of Anthropology, v. 19, p. 59-88, 1990.
BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2015: língua portuguesa: ensino médio. Brasília/DF, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2014.
BONAZZI, M. ECCO, H. Mentiras que parecem verdades. São Paulo: Summus, 1980.
CASSIANO, C. C. F. O mercado do Livro didático no Brasil: da criação do programa do livro didático (PNLD) à entrada do capital internacional espanhol (1985-2007). PUC, São Paulo, 2007. Tese de Doutorado.
CORACINI, M. J. (Org.). Interpretação, autoria e legitimação do livro didático. São Paulo: Pontes, 1999.
CORACINI, M. J. O processo de legitimação do livro didático na escola de ensino fundamental e médio: uma questão de ética. In: CORACINI, M. J. (org.). Interpretação, autoria e legitimação do livro didático. São Paulo: Pontes, 1999a. p. 33-43.
CUNNINGSWORTH, A. Choosing your coursebook. Oxford: Heinemann, 1995.
DEIRÓ, Maria de Lurdes Chagas. As belas mentiras: a ideologia subjacente aos textos didáticos. São Paulo: Centauro, 1981.
DEL VALLE, J. Glotopolítica, ideología y discurso: categorías para el estudio del estatus simbólico del español. In: DEL VALLE, José (ed.). La lengua, ¿patria común? Ideas e ideologías del español. Madrid/Frankfurt: Iberoamericana/Vervuert, 2007.
FARACO, C. A. Bases para uma pedagogia da variação linguística. In: Abralin ao Vivo. Campinas/SP, 08/05/2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=3kS-RHie0Zw> Acesso em: jul.. 2022.
FARIA, A. [1980] Ideologia no livro didático. 17. ed. São Paulo: Cortez, 2017.
FREITAG, B.; COSTA, W. F.; MOTTA, V. O livro didático em questão. São Paulo: Cortez, 1987.
FOUCAULT, M. [1971]. A ordem do discurso. 5. ed. São Paulo: Loyola, 1999.
GRIGOLETTO, M. Leitura e funcionamento discursivo no livro didático. In: CORACINI, M. J. (Org.). Interpretação, autoria e legitimação do livro didático. São Paulo: Pontes, 1999a. p. 67-77
GRIGOLETTO, M. Seções de leitura no livro didático de língua estrangeira: lugar de interpretação? In: CORACINI, M. J. (Org.). Interpretação, autoria e legitimação do livro didático. São Paulo: Pontes, 1999b. p. 79-91.
HARWOOD, N. (Ed.) English Language Teaching Textbooks: Content, Consumption, Production. Palgrave Macmillan, 2014.
HARWOOD, N. (Ed.) English Language Teaching Materials Theory and Practice. Cambridge University Press, 2010.
JOSEPH, J. De como la política impregna el lenguaje. In: AGLO 2017 # 1. Anuario de Glotopolítica. BAS, AR: Editorial Cabiria, 2017. Disponível em: https://glotopolitica.com/2018/04/19/anuario-2017-1. Acesso em: Jul. 2022.
KONDER, L. A questão da ideologia. São Paulo: Expressão Popular, 2002.
KROSKRITY, P. V. Language Ideologies. In: DURANTI, A. (Org.). A companion to linguístic anthropology. United Kingdon: Blackwell Publishing, 2004.
LAURIA, D. Avances en el estudio de los instrumentos lingüísticos actuales de la lengua española:los dispositivos normativos híbridos y express. Circula, numéro 6, 2017, p. 90 – 113,
LUCCHESI, Dante. Língua e sociedade partidas. A polarização sociolinguistica do Brasil. São Paulo: Editora Contexto, 2015.
NARVAJA DE ARNOUX, E. B. La perspectiva glotopolítica en el estudio de los instrumentos lingüísticos: aspectos teóricos y metodológicos. Matraga - UERJ, [S.l.], v. 23, n. 38, jun. 2016. ISSN 2446-6905. Disponível em: < https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/article/view/20196>. Acesso jul. 2022.
OLIVEIRA, J. B. A.; GUIMARÃES, S. D. P.; BOMÉNY, H. M. B. A política do livro didático. São Paulo: Summus e Editora da Unicamp, 1984.
OLSON, D. On the Language and Authority of Textbooks. In: CASTELL, S.; LUKE, A.; LUKE, C. (Eds.). Language, Authority and Criticism: Readings on the School Textbook. London: The Falmer Press, 1989. p. 233-244.
PICANÇO, D. C. L. Diversidade Linguística e cultural nos livros didáticos. In. SILVA JUNIOR, Antonio Ferreira da. Conversas sobre ensino de línguas durante a pandemia. São Paulo: Pimenta Cultural, 2021.p. 203 – 219.
SOUZA, D. M. Autoridade, autoria e livro didático. In: CORACINI, M. J. (Org.). Interpretação, autoria e legitimação do livro didático. São Paulo: Pontes, 1999a. p. 27-31.
SOUZA, D. M. Concepção de escrita no livro didático de ciências, matemática, história e geografia. In: CORACINI, M. J. (Org.). Interpretação, autoria e legitimação do livro didático. São Paulo: Pontes, 1999b. p. 153-158.
SP 1. Ser Protagonista 1. São Paulo: Edições SM, 2016.
TOMLINSON, B. (ed.) SLA Research and Materials Development for Language Learning. New York, London: 2016.
TOMLINSON, B. (ed.) Materials Development in Language Teaching. 2. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2011.
TOMLINSON, B. (ed.) English Language Teaching Materials. London: Continuum, 2008.
TOMLINSON, B. (ed.) Developing Materials for Language Teaching. London: Continuum, 2003.
TOMLINSON, B. (ed.) Materials Development in Language Teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.
TOMLINSON, B.; MASUHARA, H. (eds.) The Complete Guide to the Theory and Practice of Materials Development for Language Learning. Oxford: Wiley Blackwell, 2018.
TOMLINSON, B.; MASUHARA, H. (eds.) Applied Linguistics and Materials Development. London: Continuum, 2012.
TOMLINSON, B.; MASUHARA, H. (eds.) Research in Materials Development for Language Teaching: Evidence for Best Practice. London: Continuum, 2010.
TOMLINSON, B.; MASUHARA, H. Developing Language Course Materials. Singapore: RELC, 2004.
TOSI, C. Escritos para enseñar. Los Libros de texto en el aula, Ed. Paidós Educación/AR, 2019.
THOMPSON, J. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. 9 ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
TILIO, R.C. 2006. O livro didático de inglês em uma abordagem sócio-discursiva: culturas, identidades e pós-modernidade. Tese de Doutorado, Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica. Disponível online em: http://www.maxwell.lambda.ele.pucrio.br/ Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=8835@1>. Acesso em: jul. 2022.
VYGOTSKY, L.S. [1934] Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
VOLÓCHINOV, V. [1929] Marximismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. trad. Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. 1. ed. São Paulo: Editora 34, [1929] 2017.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).