Anulação da diferença

ou (Mediações semióticas para além do currículo)

Autores/as

Resumen

Neste ensaio, procuramos tratar como as políticas educacionais e curriculares foram desenvolvidas sob o ideário neoliberal no contexto brasileiro. Consideramos que existe um claro apagamento da figura do professor nos currículos, que, por sua vez, pressupõem que o papel da escola é o da formação de um sujeito preparado para as demandas de um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e flexível. A assimilação de aprendizagens essenciais no currículo refere-se, sob a agenda do neoliberalismo, a uma conformação de subjetividades e a um adestramento de corpos que objetivam a formação de um sujeito competente para agir diante da acumulação flexível e para o autoaprimoramento constante. Notamos que existe, no imaginário dos textos curriculares, uma coordenação de sujeitos em relação a princípios, valores e objetivos, que têm como bases a máxima da eficácia e da produtividade. No entanto, é por meio da própria prática docente, apagada pelos currículos, e das lacunas deixadas por conceitos nele presentes, tomados de assalto dos campos progressistas, que se pode resgatar a função crítica da escola e revitalizá-la como um local de luta política, em que se pode fundar modos de existência distintos dos prescritos pelo ideário neoliberal.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2024-12-30