Corpos, instituições e necropolítica: reflexões contemporâneas sobre a internação involuntária das pessoas com deficiência mental e as Comunidades Terapêuticas

Autores

  • Laércio Melo Martins Centro Universitário de Goiatuba - UNICERRADO (GO)

DOI:

https://doi.org/10.21875/tjc.v5i1.27984

Palavras-chave:

Corpo, Comunidade Terapêutica, Necropolítica, Saúde Mental

Resumo

RESUMO:

O objetivo do presente artigo é analisar a execução da internação involuntária a partir da Lei n. 13.840/2019, que trata sobre o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, ao considerar inclusive a Lei 10.216/01 (Lei da Reforma Psiquiátrica). Nesse caminho, foi considerada a construção social do indivíduo no processo de subjetivação atravessado pelas instituições médico-jurídicas ao pensar o cuidado médico em liberdade da pessoa com deficiência mental usuária de álcool ou outras drogas na Rede de Atenção Psicossocial brasileira. Além disso, buscou-se realizar uma compreensão sobre o controle sociopolítico do corpo, a partir do método hipotético-dedutivo, bem como descritivo, teórico e analítico, através das instituições. Como resultado da análise em documentos legislativos, livros e artigos acadêmicos, observa-se a opção necropolítica do Estado brasileiro, ao fortalecer às Comunidades Terapêuticas, em detrimento dos Centros de Atenção Psicossocial.

Biografia do Autor

Laércio Melo Martins, Centro Universitário de Goiatuba - UNICERRADO (GO)

Doutorando em Direito pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na linha de Sociedade, Direitos Humanos e Arte. Mestre em Direito Constitucional pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito Constitucional da Universidade Federal Fluminense (UFF) na linha de pesquisa em Teoria e História do Direito Constitucional e Direito Internacional Comparado. Especialista em Teoria e Filosofia do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC -MG). Bacharel em Direito pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). É professor de Direito do Centro Universitário de Goiatuba - UNICERRADO no Estado de Goiás. Membro do Núcleo Disciplinar Estruturante (NDE) de Direito do Centro Universitário de Goiatuba - UNICERRADO. Advogado 

Referências

AMARANTE, Paulo. Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Editora Fiocruz, 2015.

BASAGLIA, Franco. Psiquiatria Alternativa. Contra o pessimismo da razão, o otimismo da prática. Conferências no Brasil. São Paulo: Editora Debates, 1982.

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm > Acesso em: 14 de ago de 2019.

BRASIL. Lei n. 10.216, de 6 de abril de 2001. Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. Disponível em : <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10216.htm > Acesso em: 14 de ago de 2019.

BRASIL. Lei n. 13.840, de 5 de junho de 2019. Dispõe sobre o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas e as condições de atenção aos usuários ou dependentes de drogas e para tratar do financiamento das políticas sobre drogas. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/lei/L13840.htm > Acesso em: 15 de ago de 2019.

BRASIL. Portaria n. 3.088, de 23 de dezembro de 2001 do Ministério da Saúde. Institui a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Disponível em: < http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt3088_23_12_2011_rep.html > Acesso em: 14 de ago de 2019.

BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. Tratado de Sociologia do Conhecimento. Trad. Floriano de Souza Fernandes. Petrópolis-RJ: Editora Vozes, 1985.

BOLTANSKI, Luc. As classes sociais e o corpo. Trad. Regina A. Machado. 3ªEd. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1989.

BUTLER, Judith. A vida psíquica do poder. Teorias da sujeição. Trad. Rogério Bettoni. 1ªEd., Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

CAMARGO JUNIOR, Kenneth Rochel de. (Ir)racionalidade médica: os paradoxos da clínica. Revista Physis da Saúde Coletiva, v.2, n.1, 1992.

DOUGLAS, Mary. Como as instituições pensam. Trad. Carlos Eugênio Marcondes de Moura. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1998.

DOUZELOT, Jacques. A Polícia das Famílias. Trad. M.T. da Costa Albuquerque. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1980.

DIAS DUARTE, Luiz Fernando. Da vida nervosa nas classes trabalhadoras urbanas. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 1986.

DINIZ, Débora. A Custódia e o Tratamento Psiquiátrico no Brasil. Censo 2011. Editora UnB, 2013.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.

JORGE, M.A.S; CARVALHO, M. C. A.; DA SILVA, P. R.F (Org) Políticas e Cuidado em Saúde Mental. Contribuições para a prática profissional. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2014.

LATOUR, Bruno. Reagregando o social. Uma introdução à teoria do Ator-Rede. Trad. Gilson César Cardoso de Sousa. EdUFBA, 2012.

MBEMBE, Achille. Necropolítica. Trad. Renata Santini. Revista Arte & Ensaios, n. 32, Dezembro, 2016.

MACHADO et al. Danação da Norma. Medicina Social e constituição da psiquiatria no Brasil. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1978.

PAIXÃO, Cristiano; FRISSO, Giovanna Maria; DA SILVA, Janaína Lima Peralva. Caso Ximenes Lopes vs. Brasil. Casoteca Latino-Americana de Direito e Política Pública. Revista de Direito da FGV-SP, 2007.

ROSE, Nikolas. Governando a alma: a formação do eu privado. In: Silva, Tomas Tadeu da (org.) Liberdades reguladas. Petrópolis: Vozes, 1988.

Downloads

Publicado

2020-07-09

Edição

Seção

Seção Especial