APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ A JUDICIALIZAÇÃO DA POLÍTICA NO SÉCULO XXI
DOI:
https://doi.org/10.21875/tjc.v7i0.61135Palavras-chave:
Judicialização, Política, Direito,Resumo
O protagonismo do sistema judicial tem sido uma das características mais marcantes do regime constitucional-democrático brasileiro inaugurado em Outubro de 1988, após a superação dos traumas da experiência autoritária do período 1964-1985. A Assembleia Nacional Constituinte entendeu por ampliar os poderes da magistratura e dos membros do Ministério Público, como forma de evitar crises institucionais, instabilidades políticas e até, para os mais esperançosos, a própria possibilidade de ruptura democrática. O Poder Judiciário e o Ministério Público receberam na Constituição de 1988 novas funções e altas garantias de independência no seu exercício. O Supremo Tribunal Federal, em especial, ganhou potência e relevo em seu papel de intérprete máximo da Constituição, embora não tivesse sido transformado em uma verdadeira e exclusiva corte constitucional.Downloads
Publicado
2023-10-25
Edição
Seção
Seção Especial: Dossiê "A Judicialização da Política no Século XXI"
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.