A REALIZAÇÃO EM CASCATA DA CONSTITUIÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21875/tjc.v6i0.31278

Palavras-chave:

Constituição, Camadas sociais, Efetividade fatiada, Hermenêutica sociológica, Tempo líquido

Resumo

RESUMO:

O presente artigo propõe uma espécie de “hermenêutica sociológica”, demonstrando que a Carta Política, conquanto componha um texto normativo consistente e harmônico, possui grau de eficácia escalonado, conforme o estrato social aonde ela vai chegando. Assim, enquanto a cúpula política a lê como um pacto de poder, os ricos e os intelectuais a demandam como um pacto de elites, os trabalhadores a recebem como um contrato social inadimplido, restando às classes sociais mais baixas a borra dos direitos, sem, no entanto, olvidar-se que nessa base se ancoram os fatores sociais do poder, a guiarem, juntamente com os fatores reais do poder, a interpretação da Constituição. Por fim, chama-se a atenção para um novo fator hermenêutico: a realidade da geração Z, calcada na mídia eletrônica, que alimenta o chamado Tempo Líquido. Adotou-se o método da pesquisa bibliográfica e documentária, objetivando demonstrar que cada classe social interpreta as normas da Constituição segundo as suas necessidades.

Biografia do Autor

Francisco Meton Marques de Lima, Universidade Federal do Piauí | Departamento de Ciências Jurídicas

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Ceará (1981), mestrado em Direito e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Ceará (1987) e doutorado em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Professor Titular da Universidade Federal do Piauí. Integra o Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPI. Elaborou os projetos que resultaram na criação do Tribunal Regional da 22ª Região, Procuradoria Regional do Trabalho e 10 Varas do Trabalho no Estado do Piauí. Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região.

Adalgisa Costa Melo, Universidade Federal do Piauí | Programa de Pós-Graduação em Direito

Mestra em Direito pela Universidade Federal do Piauí. Advogada, Especialista em Gestão Pública, Servidora Técnica da Universidade Federal do Piauí.

Referências

ARANHA, Graça. Canaã. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.

BARBOSA, Rui. A Questão Social e Política no Brasil. Revista Ciência & Trópico, vol. 9, n. 2 jul./dez./1981. Recife: Editora Massagana, da Fundação Joaquim Nabuco.

BETSY. Giseli. Zygmunt Bauman: Vivemos tempos líquidos. Nada é para durar. Publicado em recortes. Disponível em: <http://lounge.obviousmag.org/de_dentro_da_cartola/2013/11/zygmunt-bauman-vivemos-tempos-liquidos-nada-e-para-durar.html>. Acesso em 03 de fevereiro de 2019.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

CÍCERO, Marco Túlio. As Catilinárias. 2ª Ed. Tradução de Maximiano Augusto Gonçalves. São Paulo: Martin Claret, 2006

COULANGES, Fustel. A cidade antiga. Tradução de Jonas Camargo Leite e Eduardo Fonseca. Rio de Janeiro: Editora Tecnoprint S. A., s. d.

FROSINI, Vittorio. Teoría de la Interpretación Jurídica. Traducción de Jaime Restrepo. Bogotá: Editorial Temis, 1991, 136p. Tradução de: Lezioni di teoria dell’interpretazione giuridica.

GURVITCH, Georges. Sociologia Jurídica. Trad.: Djacir Menezes. Porto Alegre: Livraria Kosmos Editora, 1946.

HÄBERLE, Peter. Hermenêutica Constitucional: a sociedade aberta aos intérpretes da Constituição: contribuição para a interpretação pluralista e "procedimental" da Constituição. Trad.: Gilmar Ferreira Mendes. Porto Alegre: Sérgio Antonio Fabris Editor, 1997. Tradução de: Die offene GesellschaftVerfassungsterpreten. EinBeitrag zur pluralistischen und “prozessualen”Verfassungsintepretation.

KRAMNIK, Isaac. Artigos Federalistas. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1993.

LAKATOS, Eva Maria. Sociologia geral. 6 ed. São Paulo: Atlas, 1996.

LASSALE, Ferdinand. A essência da Constituição. Tradução de Walter Stönner. Rio de Janeiro: Ed. Liber Juris, 1985. Tradução de: Über die Verfassung.

LIMA, Francisco Meton Marques de; LIMA, Francisco Péricles Rodrigues Marques de Lima. “Agoniza o Social no Estado que Seria Social de Direito”. In: Revista Trabalhista Direito e Processo da ANAMATRA. Ano 15, n. 57, jul./dez/2016. São Paulo: Editora LTr, 2017, p. 88.

RABENHORST, Eduardo Ramalho. A normatividade dos fatos. João Pessoa: Vieira Livros, 2003.

VOLTAIRE. Cândido. Rio de Janeiro: Newton Compton Brasil Ltda. 1994.

ZOLA, Émile. Germinal. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

Downloads

Publicado

2021-05-03

Edição

Seção

Seção Geral