Para ampliar o Horizonte do Imaginário:

A construção inventiva da ficção distópica

Autores/as

Palabras clave:

Distopia, Leitura, Leitor

Resumen

Dispondo da interação entre a ficção distópica e o intérprete enquanto objeto de investigação, este artigo pretende, em um primeiro momento, propor uma reflexão em torno do papel do leitor na composição de sentido da obra literária. Sob os aportes de Iser a respeito do ato/processo de leitura, entende-se que uma participante atuação por parte do intérprete permite-lhe extrair toda a pulsão proporcionada pela ficção ao aguçar sua capacidade de se posicionar em relação à narrativa que ajuda a construir e à realidade que constantemente a acompanha. Realizando uma incursão no gênero das distopias, em um segundo momento, pretende-se compreender as razões por detrás da elevada popularidade que as narrativas distópicas alcançaram nos últimos anos. Argumenta-se que o crescimento de leitores, assim como a difusão das distopias para o âmbito das artes visuais, encontra indícios na capacidade que o gênero possui de mobilizar o imaginário crítico do intérprete ao permitir-lhe identificar questões que, invisibilizadas pela realidade que o cerca, afloram na ficção em virtude de sua capacidade de viabilizar novas perspectivas sobre problemas sociais que, de outra maneira, seriam considerados como naturais ou inevitáveis.

Biografía del autor/a

Antonio Diogo Oliveira Herculano, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGD/UFRJ). Integrante do Laboratório INPODDERALES (PPGD/UFRJ). Bolsista do Programa de Excelência Acadêmica (PROEX) da CAPES.

Lilian Balmant Emerique, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Mestrado em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa. Coordenadora do Laboratório INPODDERALES. Professora Associada da Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

2024-04-22

Número

Sección

Seção Especial: Dossiê "Direito e Cinema: explorando experiências político-pedagógicas"