PLANOS PGBL E VGBL DE PREVIDÊNCIA PRIVADA: UMA ANÁLISE DO MERCADO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.18360Resumo
Este estudo analisa planos de previdência privada no Brasil, em especial os conservadores do tipo PGBL e VGBL. Além de discutir características importantes desses planos, foi realizada uma intensiva pesquisa de campo a fim de se levantar condições utilizadas pelo mercado. A pesquisa se utilizou dos planos comercializados pelas 4 maiores seguradoras do setor. Analisamos os benefícios fiscais que tais planos oferecem, bem como as opções de renda disponíveis para o cidadão brasileiro e o que difere um plano PGBL de um plano VGBL. Temos por objetivo auxiliar o cidadão brasileiro na tomada de decisão quanto à escolha de um plano de previdência privada.Mostramos que as condições atuais para a conversão da provisão acumulada em renda não estimulam os participantes a realizá-la, favorecendo a prática de resgates parciais como forma de se obter renda na aposentadoria
Referências
AMARAL, T. Análise de performance de fundos de investimento em previdência. p. 1--168, 8 out. 2013.
CAMPANI, C. H.; DA COSTA, T. R. D. PENSANDO NA APOSENTADORIA: PGBL, VGBL E AUTOPREVIDÊNCIARelatórios COPPEAD. [s.l: s.n.]. Disponível em: <http://www.coppead.ufrj.br/upload/publicacoes/428.pdf>. Acesso em: 6 fev. 2018.
CARDOSO, A. C. Análise de Persistência de Performance nos Fundos de Previdência Complementar entre 2001 e 2004. [s.l: s.n.].
CNSEG, C. N. DAS E. DE S. G. P. P. E V. S. S. E C. Mercado Segurador Brasileiro: Resultados e Perspectiva. [s.l: s.n.]. Disponível em: <http://cnseg.org.br/cnseg/publicacoes/mercado-segurador-brasileiro/detalhes-8A8AA89F5E3A2A33015E4E160D103EAA.html>. Acesso em: 8 fev. 2018.
FENAPREVI. Dados Consolidados -- Cobertura de pessoas -- Planos de Acumulação. [s.l: s.n.]. Disponível em: <http://cnseg.org.br/fenaprevi/estatisticas/>. Acesso em: 14 maio. 2018.
GAUDENZI, P. B. L.; CPF:3700. O perfil jurídico do imposto de renda a tributação dos planos de previdência complementar privada. 16 out. 2006.
LIMA, A. C. DE. Desempenho dos fundos de investimento do tipo previdência privada e sua sensibilidade à variação da taxa de juros. Revista de Administração Mackenzie (Mackenzie Management Review), v. 7, n. 2, 30 jul. 2006.
LUBIATO, K. Sopa de letrinhas. 2003.
MINISTÉRIO DA FAZENDA. Estatísticas do Regime de Previdência Complementar -- RPC. [s.l: s.n.]. Disponível em: <http://www.previdencia.gov.br/wp-content/uploads/2017/09/surpcinforme17.01.pdf>. Acesso em: 14 maio. 2018.
RODRIGUES, J. J. A tributação incidente sobre a previdência privada - Boletim Jurídico. Disponível em: <https://www.boletimjuridico.com.br/doutrina/texto.asp?id=1731>. Acesso em: 8 fev. 2018.
WILTGEN, J. 6 armadilhas da previdência privada que o pegam desprevenido | EXAME. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/6-armadilhas-da-previdencia-privada-que-o-pegam-desprevenido/>. Acesso em: 8 fev. 2018.
YANG, A. et al. Comparação entre Fundos Previdenciários e Não Previdenciários. Estudos em Finanças: Investimentos, 2010.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.