Ambidestralidade Organizacional e Desempenho Multidimensional: uma investigação em Escritórios Contábeis Brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v16i1.42800Palavras-chave:
Ambidestralidade Organizacional, Desempenho Multidimensional, Gestão da Inovação, Competitividade, Organizações Contábeis.Resumo
O objetivo desta pesquisa foi identificar a associação entre a ambidestralidade organizacional e o desempenho multidimensional nos escritórios contábeis brasileiros. O desempenho multidimensional foi mesurado a partir da percepção dos gestores quanto variação da: receita bruta, lucratividade, carteira de clientes, satisfação dos clientes e prazos estabelecidos para entrega dos serviços e produtos. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de um questionário aos gestores dos escritórios contábeis brasileiros. A amostra foi composta por 207 repostas de questionários respondidos entre julho e agosto de 2018. Para teste das hipóteses foi realizado o teste de correlação. Os resultados indicaram uma associação positiva e significante (r de Pearson = 0,256, p<0,05) entre os construtos, ratificando a perspectiva da importância da inovação para a sobrevivência e manutenção da capacidade competitiva das organizações. Um teste de hipótese ampliada foi realizada e evidenciou que a associação era positiva apenas em duas dimensões do desempenho multidimensional: variação da satisfação dos clientes e prazo de entrega dos produtos e serviços aos clientes. Esses achados contribuem com evidências sobre a importância da inovação e das medidas de desempenho não financeiras para o desempenho das organizações da amostra estudada. Ademais, os resultados também indicam que o desempenho cresce à medida em que as empresas evoluem, ou seja, conforme ocorrem mais inputs nas atividades ambidestras, contrapondo resultados de pesquisas sobre existência de um ponto sensível onde ocorre uma inversão nessa relação.
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