A Voz dos Cheiros: Significados, Representações e Consumo em uma Perspectiva Cultural

Autores

  • Joni Doval Raugust Professor adjunto do curso de administração IBMR – RJ e do curso de marketing na ESPM Rio.
  • Eduardo André Teixeira Ayrosa Professor do PPGA – Universidade Positivo, Curitiba, PR.
  • Roberto Pessoa de Queiroz Falcao UNIGRANRIO - PPGA/Professor adjunto https://orcid.org/0000-0002-8125-0938

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.45531

Palavras-chave:

cheiros, significados, representações, consumo, cultura

Resumo

Neste artigo foram investigados os significados dos cheiros, partindo-se de um referencial teórico que preconiza que na cultura ocidental o olfato tem sido um sentido negligenciado em relação aos demais e que não há um vocabulário padronizado para se referir às características específicas desse sentido. Por meio de uma visada cultural utilizou-se o modelo teórico do Circuito da Cultura de Du Gay et al. (2003) para enfocar as representações criadas para os cheiros e suas conexões com o consumo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória, coletando-se os dados qualitativos por meio de entrevistas em profundidade realizadas com 10 homens, com idades variando entre 30 e 60 anos, com curso superior e residentes ou trabalhadores do Rio de Janeiro. Os resultados demonstram que a falta de um vocabulário específico para se referir aos cheiros não é suficiente para deixá-los mudos, ao invés disso, verificou-se uma pletora de representações criadas para dar voz aos cheiros. Ainda, segundo as falas dos entrevistados, é atribuída aos cheiros a capacidade de criar, modificar ou de transformar significados, levando os pesquisadores à constatação de que os cheiros não são inocentes. Como achados do trabalho, emergiram seis categorias de significados dos cheiros, dentre elas, categorias nas quais os significados podem alterar as posições dos indivíduos dentro de estruturas sociais, indicando que os cheiros têm poder. Este estudo busca contribuir para o entendimento do comportamento do consumidor, apresentando uma visão mais ampla sobre o fenômeno dos significados do olfato no consumo.

Biografia do Autor

Joni Doval Raugust, Professor adjunto do curso de administração IBMR – RJ e do curso de marketing na ESPM Rio.

Joni Doval Raugust, Mestre em administração (FGV-EBAPE), professor adjunto do curso de administração IBMR – RJ e do curso de marketing na ESPM Rio.  Rua do Rosario, 90, Centro, Rio de Janeiro – RJ CEP 20041-002. joni.raugust@yahoo.com.br

Eduardo André Teixeira Ayrosa, Professor do PPGA – Universidade Positivo, Curitiba, PR.

Eduardo André Teixeira Ayrosa, Doutor em Administração (University of London). Professor do PPGA – Universidade Positivo. R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 - Cidade Industrial De Curitiba, Curitiba - PR, CEP: 81280-330, eayrosa@gmail.com

Roberto Pessoa de Queiroz Falcao, UNIGRANRIO - PPGA/Professor adjunto

Posição atual e histórico: Professor de Mestrado em Administração (PPGA-Unigranrio) e Professor visitante de empreendedorismo na universidade Tecnológico de Monterey (México). Doutor em Administração - IAG PUC (2018), Mestre - MSc em Gestão Empresarial pela FGV - EBAPE Rio (2014), Pesquisador associado do Laboratório de Inovação Tecnológica, Organizacional e em Serviços - LabrInTOS/COPPE, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós Graduado em Marketing pela ESPM (1998), Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa - MG (1992). Profissional de Marketing com 20 anos de experiência na criação e desenvolvimento de novos negócios e projetos com base em análise de mercado. Atuação em cargos gerenciais na Coca-Cola, AMBEV, Fagga GL Events, além de outras experiências empreendedoras.Atua principalmente nos seguintes temas: estratégia, marketing, empreendedorismo, vendas, inovação, comportamento do consumidor, cultura, turismo e gestão de eventos. Experiência anterior em Docência - Professor substituto 20h - Departamento de Empreendedorismo e Gestão - UFF (2019-2020; Professor substituto 40h - Departamento de Empreendedorismo e Gestão - UFF (2015-2017); professor do MBA Empreendimentos Turísticos - UFF, professor do Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente-LATEC em treinamentos ministrados para o Tribunal de Justiça do Estado - TJRJ. Universidade Cândido Mendes (2003 – 2005) - foi professor auxiliar. Disciplinas que ministrou na Unigranrio: Segurança, Saúde e Meio Ambiente no Trabalho, Gestão de Projetos, Internacionalização de Negócios (Mestrado), Estratégia em Organizações (Mestrado), Seminários Internacionais (Doutorado) Disciplinas que ministrou na UFF: Estratégia Empresarial, Cenários e Tendências, Práticas Empresariais, Gestão de Projetos, Empreendedorismo, Design Thinking, Negociação, Comunicação Empresarial. Disciplinas que ministrou na Universidade Cândido Mendes: Marketing de Serviços, Lançamento de Produtos, Marketing Básico e Marketing Avançado, para os cursos de Gestão de Marketing e de Negócios. Fluente em inglês, espanhol e francês.

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Publicado

2022-07-08

Edição

Seção

Marketing e Sociedade