Para Que(m) Serve a Pesquisa Contábil? Uma Análise Crítica do Discurso do Primeiro Fórum Acadêmico-Profissional da ANPCONT
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.53861Palavras-chave:
Análise Crítica do Discurso, Pesquisa Contábil, Neoliberalismo, ANPCONTResumo
O distanciamento entre a pesquisa acadêmica e a prática contábil tem sido discutido há décadas, e a ascensão do positivismo como paradigma dominante na pesquisa contábil é apontada como fator decisivo para a consolidação e manutenção desse suposto distanciamento. O objetivo deste artigo é investigar como esse suposto distanciamento entre a pesquisa acadêmica e a prática contábil é representado discursivamente pelos participantes do primeiro Fórum Acadêmico-Profissional da ANPCONT, realizado em 12 de junho de 2020, que teve como palestrante o professor Eliseu Martins. Para tanto, empregamos a Análise Crítica do Discurso. Nossa análise evidencia que, a fim de superar esse suposto distanciamento, os interlocutores do evento discursivo investigado propõem um modelo de atuação acadêmica que se confunde com a consultoria empresarial. Além disso, evidencia-se também que mesmo as críticas ao distanciamento entre a pesquisa acadêmica e a prática contábil no Brasil são pautadas por uma compreensão positivista do processo de pesquisa. Assim, nossas análises contribuem para o entendimento de que parcela relevante da comunidade acadêmica contábil brasileira se alinha ao programa neoliberal de apropriação privada do conhecimento gerado pelas universidades, e que a pesquisa acadêmica em contabilidade ainda carece de legitimidade perante a profissão contábil brasileira, da qual os interlocutores, a despeito de ocuparem posições acadêmicas, apresentam-se como porta-vozes.Referências
Annisette, M., & Kirkham, L. M. (2007). The advantages of separateness explaining the unusual profession-university link in English Chartered Accountancy. Critical Perspectives on Accounting, 18(1), 1–30. doi: 10.1016/j.cpa.2006.03.005
Araújo, R. S. de, Kato, F. B. G., & Chaves, V. L. J. (2020). O programa Future-se e o desmonte do financiamento público e da autonomia universitária. Revista Eletrônica de Educação, 14, 4543137. doi: 10.14244/198271994543
Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis. (2022). Histórico. http://anpcont.org.br/historico/
Baker, C. R., & Bettner, M. S. (1997). Interpretive and Critical Research in Accounting: A Commentary on Its Absence from Mainstream Accounting Research. Critical Perspectives on Accounting, 8(4), 293–310. doi: 10.1006/cpac.1996.0116
Bechi, D. (2017). As reformas da educação superior e as metamorfoses do trabalho docente na economia capitalista flexível. Revista Internacional de Educação Superior, 3(1), 203–223. doi: 10.22348/riesup.v3i1.7733
Canal Anpcont. (2020). Live Anpcont - Prof. Eliseu Martins 12 de Junho de 2020. https://www.youtube.com/watch?v=uO5sMY62HHg&feature=youtu.be
Cardoso, R. L., Mendonça Neto, O. R. de, Riccio, E. L., & Sakata, M. C. G. (2005). Pesquisa científica em contabilidade entre 1990 e 2003. Revista de Administração de Empresas, 45(2), 34–45. doi: 10.1590/S0034-75902005000200004
Cardoso, R. L., Oyadomari, J. C. T., & Mendonça Neto, O. R. (2007). Influências da Positive Accounting nos Programas de Mestrado em Contabilidade: uma análise bibliométrica da produção acadêmica de 2002 a 2005. Brazilian Business Review, 4(2), 158–170. doi: 10.15728/bbr.2007.4.2.5
Chabrak, N. (2012). Money talks: the language of the Rochester School. Accounting, Auditing & Accountability Journal, 25(3), 452–485. doi: 10.1108/09513571211209608
Chambers, R. J. (1993). Positive Accounting Theory and the PA Cult. Abacus, 29(1), 1–26. doi: 10.1111/j.1467-6281.1993.tb00419.x
Chaui, M. (2003). A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, 24, 5–15. doi: 10.1590/s1413-24782003000300002
Chua, W. F. (1986). Radical Developments in Accounting Thought. The Accounting Review, 61(4), 601–632.
Chua, W. F. (1996). Teaching and Learning only the Language of Numbers: Monolingualism in a Multilingual World. Critical Perspectives on Accounting, 7(1), 129–156. doi: 10.1006/cpac.1996.0019
CNPq. (2020). Plataforma Lattes. https://lattes.cnpq.br/
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (2022). GEOCAPES: Sistema de Informações Georreferenciadas. https://geocapes.capes.gov.br/geocapes/
Costa, C. F. da, & Silva, S. M. G. (2019). Novo Neoliberalismo Acadêmico e o Ensino Superior no Brasil. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), 25(3), 6–35. doi: 10.1590/1413-2311.251.89569
Cristaldo, H. (2020). Alcolumbre devolve ao Planalto MP sobre escolha de reitor na pandemia. Agência Brasil. https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2020-06/alcolumbre-devolve-ao-planalto-mp-sobre-escolha-de-reitor-na-pandemia
Crotty, M. (1998). The Foundations of Social Research. Allen & Unwin.
Dias, R., & Serafim, M. (2015). Comentários sobre as transformações recentes na universidade pública brasileira. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 20(2), 335–351.
Fairclough, N. (2001). Discurso e mudança social (I. Magalhães (Trad.)). UnB.
Fairclough, N. (2003). Analysing Discourse: Textual analysis for social research (Issue January 2003). Routledge. doi: 10.1016/j.actamat.2005.01.043
FEA USP. (2022). Impacto na Sociedade. https://www.fea.usp.br/contabilidade/pos-graduacao/impacto-na-sociedade
Fogarty, T. J., & Liao, C. (2009). Blessed Are the Gatekeepers: A Longitudinal Study of the Editorial Boards of The Accounting Review. Issues in Accounting Education, 24(3), 299–318. doi: 10.2308/iace.2009.24.3.299
Harvey, D. (2008). O Neoliberalismo: história e implicações. Edições Loyola.
Homero Junior, P. F. (2017). A Constituição do Campo Científico e a Baixa Diversidade da Pesquisa Contábil Brasileira. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), 11(3), 314–328. doi: 10.17524/repec.v11i3.1565
Iudícibus, S. (2004). Teoria da contabilidade (7a ed.). Atlas.
Jeanjean, T., & Ramirez, C. (2009). Back to the Origins of Positive Theories: A Contribution to an Analysis of Paradigm Changes in Accounting Research. Accounting in Europe, 6(1), 107–126. doi: 10.1080/17449480902896510
Jørgensen, M. W., & Phillips, L. J. (2002). Discourse analysis as theory and method. Sage.
Lee, T. A. (1989). Education, Practice and Research in Accounting: Gaps, Closed Loops, Bridges and Magic Accounting. Accounting and Business Research, 19(75), 237–253. doi: 10.1080/00014788.1989.9728854
Lee, T. A. (1995). Shaping the US Academic Accounting Research Profession: The American Accounting Association and the Social Construction of a Professional Elite. Critical Perspectives on Accounting, 6(3), 241–261. doi: 10.1006/cpac.1995.1023
Lee, T. A. (1999). Anatomy of a Professional Élite: The Executive Commitee of the American Accounting Association 1916-1996. Critical Perspectives on Accounting, 10(2), 247–264. doi: 10.1006/cpac.1998.0229
Lee, T. A., & Williams, P. F. (1999). Accounting From the Inside: Legitimizing the Accounting Academic Elite. Critical Perspectives on Accounting, 10(6), 867–895. doi: 10.1006/cpac.1998.0281
Leite Filho, G. A. (2008). Padrões de produtividade de autores em periódicos e congressos na área de contabilidade no Brasil: um estudo bibliométrico. Revista de Administração Contemporânea, 12(2), 533–554. doi: 10.1590/S1415-65552008000200011
Lopes de Sá, A. (2008). História geral da contabilidade no Brasil. Conselho Federal de Contabilidade.
Martins, E., & Iudícibus, S. (2007). 30 anos de doutorado em contabilidade. Revista Contabilidade & Finanças, 18(spe), 7–8. doi: 10.1590/S1519-70772007000300001
Mendonça Neto, O. R., Riccio, E. L., & Sakata, M. C. G. (2009). Dez anos de pesquisa contábil no Brasil: análise dos trabalhos apresentados nos ENANPADs de 1996 a 2005. Revista de Administração de Empresas, 49(1), 62–73. doi: 10.1590/S0034-75902009000100008
Merino, B. D. (2006). Financial scandals: Another clarion call for educational reform - A historical perspective. Issues in Accounting Education, 21(4), 363–381. doi: 10.2308/iace.2006.21.4.363
Nascimento, A. R. do, Junqueira, E., & Martins, G. de A. (2010). Pesquisa acadêmica em contabilidade gerencial no Brasil: análise e reflexões sobre teorias, metodologias e paradigmas. Revista de Administração Contemporânea, 14(6), 1113–1133. doi: 10.1590/S1415-65552010000700008
Peleias, I. R., Silva, G. P., Segreti, J. B., & Chiorotto, A. R. (2007). Evolução do ensino da contabilidade no Brasil: uma análise histórica. Revista Contabilidade & Finanças, 18(spe), 19–32. doi: 10.1590/S1519-70772007000300003
Pereira, E. M. de A. (2009). A universidade da modernidade nos tempos atuais. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 14(1), 29–52. doi: 10.1590/s1414-40772009000100003
Reiter, S. A., & Williams, P. F. (2002). The structure and progressivity of accounting research: the crisis in the academy revisited. Accounting, Organizations and Society, 27(6), 575–607. doi: 10.1016/S0361-3682(01)00050-2
Ribeiro, S. L. S. (2009). Contando história: o Departamento de Contabilidade e Atuária - FEA/USP entre números e palavras. D’Escrever.
Salles, H. K., & Dellagnelo, E. H. L. (2019). A Análise Crítica do Discurso como alternativa teórico-metodológica para os estudos organizacionais: um exemplo da análise do significado representacional. Organizações & Sociedade, 26(90), 414–434. doi: 10.1590/1984-9260902
Santos, E. C., Bispo, D. A., & Dourado, D. P. (2014). A Utilização da Teoria Social do Discurso de Fairclough nos Estudos Organizacionais. Revista Interdisciplinar de Gestão Social, 4(1), 55–73. doi: 10.9771/23172428rigs.v4i1.8996
Silva, R. B. da. (2012). A relação universidade-sociedade na periferia do capitalismo. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 27(78), 25–40. doi: 10.1590/S0102-69092012000100002
Silva Júnior, J. dos R. S., & Fargoni, E. H. E. (2020). Future-Se: O Ultimato na Universidade Estatal Brasileira. Educação & Sociedade, 41, 1–17. doi: 10.1590/es.239000
Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento. (2022). Painel do Orçamento. https://www.siop.planejamento.gov.br/modulo/login/index.html#/
Theóphilo, C. R., & Iudicibus, S. (2005). Uma análise crítico-epistemológica da Produção Científica em Contabilidade no Brasil. Contabilidade, Gestão e Governança, 8(2), 147–175.
Tinker, A. M., Merino, B. D., & Neimark, M. D. (1982). The normative origins of positive theories: Ideology and accounting thought. Accounting, Organizations and Society, 7(2), 167–200. doi: 10.1016/0361-3682(82)90019-8
Van Dijk, T. A. (1997). The Study of Discourse. In T. A. van Dijk (Ed.), Discourse as structure and process (pp. 1–34). Sage.
Wegner, R. C. (2020). Ensino Superior No Brasil – Descaminhos Propostos Pelo ‘Future-Se.’ Revista Docência e Cibercultura, 4(1), 281–297. doi: 10.12957/redoc.2020.50100
Wilkinson, B. R., & Durden, C. H. (2015). Inducing structural change in academic accounting research. Critical Perspectives on Accounting, 26, 23–36. doi: 10.1016/j.cpa.2014.03.002
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.