A A Influência da Liderança Transformacional no Comprometimento e Desejo de Permanência dos Millennials

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v19i1.63154

Resumo

Este artigo analisa o quanto os líderes transformacionais estão relacionados a liderados mais comprometidos pertencentes à geração Y ou Millennials. O estudo é de natureza quantitativa, realizado por meio de pesquisa do tipo survey. Foram obtidas respostas de pessoas de diversas regiões do Brasil, com amostra de 732 respostas válidas. Os dados coletados foram analisados para teste de hipóteses por meio de modelagem de equações estruturais (MEE). Os resultados validaram parte das hipóteses propostas, com a indicação das variáveis observadas que podem exercer influência no Comprometimento Organizacional dos profissionais Millennials. Dentre as componentes da Liderança Transformacional que apresentaram correlação com o Comprometimento destacam-se a Estimulação Intelectual e Influência Idealizada. Não foram encontradas correlações entre as componentes Consideração Individualizada e Motivação Inspiradora com o Comprometimento Afetivo, o que sugere que líderes que tratam cada um na sua individualidade ou se comunicam de forma confiante, instigante e motivadora não necessariamente fortalecem os vínculos dos Millennials com a organização. As análises sobre a relação entre as componentes do Comprometimento e alto desempenho apontaram que os Millennials que apresentam uma forte ligação de simpatia e afetividade pela organização, se interessam pelos destinos da empresa, se apropriam dos objetivos da organização ou tratam os problemas da empresa como se fossem seus são os que afirmam ter um desempenho diferenciado. Entretanto, não foram encontradas relações entre o desempenho superior e o orgulho de pertencer, encontrar significado pessoal em trabalhar na empresa, falar bem da organização para os amigos, inspirar o melhor de si e identificar-se com os valores da organização. As análises sugerem que líderes podem obter maior vínculo de suas equipes de Millenials com a organização quando agem como modelo de conduta, demonstram seu próprio compromisso com a organização e estimulam a buscarem soluções inovadoras. 

Biografia do Autor

Joel Dutra, Universidade de São Paulo

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo. Mestre e bacharel em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP. Atualmente é professor livre-docente da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão por competências, carreiras, gestão de pessoas, desenvolvimento de lideranças. É coordenador do Programa de Estudos em Gestão de Pessoas da FIA (PROGEP).

Liliana Vasconcellos, Universidade de São Paulo

Professora doutora do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), atuando na graduação e pós-graduação acadêmica. É professora do corpo permanente do PPGA/FEA/USP e coordenadora do grupo de pesquisa "Inovação no Ensino da Administração e na Organização". Também é Vice-Coordenadora do Curso de Graduação em Administração e Coordenadora do DesignLab FEA/USP. Graduada, mestre e doutora em Administração pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas, atuando principalmente com aprendizagem e ensino da Administração, metodologias ativas de aprendizagem, design thinking, gestão da mudança, inovação e cultura organizacional. 

Publicado

2024-08-07