Um hino a Dionisio entre Tebas e Atenas: um exemplo da polifonia coral em "Antígona"
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v17i27.10773Resumo
Na Atenas clássica, a tragédia integrava uma tradição mais vasta, a da poesia coral. Um dos traços mais característicos dessa tradição poética é sua vinculação à ocasião de execução, observada, por exemplo, no uso recorrente de dêiticos com referência à situação em questão. Os coros trágicos, no entanto, cantam e dançam em uma situação ficcional durante um festival em honra a Dioniso. Como resultado, os dêiticos empregados nas partes líricas das tragédias podem assumir referentes ambíguos, projetando a situação cultual dos coreutas sobre a situação ficcional dos personagens que interpretam. Este trabalho pretende analisar essas projeções no quinto estásimo da Antígona de Sófocles.Downloads
Publicado
2017-06-19
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).