Um hino a Dionisio entre Tebas e Atenas: um exemplo da polifonia coral em "Antígona"
DOI :
https://doi.org/10.55702/3m.v17i27.10773Résumé
Na Atenas clássica, a tragédia integrava uma tradição mais vasta, a da poesia coral. Um dos traços mais característicos dessa tradição poética é sua vinculação à ocasião de execução, observada, por exemplo, no uso recorrente de dêiticos com referência à situação em questão. Os coros trágicos, no entanto, cantam e dançam em uma situação ficcional durante um festival em honra a Dioniso. Como resultado, os dêiticos empregados nas partes líricas das tragédias podem assumir referentes ambíguos, projetando a situação cultual dos coreutas sobre a situação ficcional dos personagens que interpretam. Este trabalho pretende analisar essas projeções no quinto estásimo da Antígona de Sófocles.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publiée
2017-06-19
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).