Grande sertão: veredas e a escuta crítica originária

Autores

  • Taís Salbé Carvalho Doutoranda em Estudos Literários -- Universidade Federal do Pará
  • Antônio Máximo Ferraz Instituto de Letras e Comunicação ― Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.55702/3m.v20i33.13866

Palavras-chave:

Crítica Literária, Escuta Crítica, Grande Sertão, Veredas

Resumo

Este ensaio propõe um exercício crítico a partir da escuta das questões
que se manifestam em Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa.
Para tanto, reflito sobre o que vem a ser o exercício de escuta crítica originária,
pensando em escuta como o se deixar invadir pelo real acontecendo,
e como podemos fazer uma leitura crítica poética, por meio do diálogo com
a obra literária, que prevê o pensar como o deixar-se tomar pela linguagem,
como logos.

Abstract: This essay proposes a critical exercise based on listening to the
revista terceira margem 33 | ano xx | jan.- jun. 2016 | pp. 134-166 135
Grande sertão: veredas e ... :: Taís S. Carvalho & Antônio M. Ferraz
questions that are manifested in Grande Sertão: Veredas, by João Guimarães
Rosa. For that, on what comes from an exercise of critical listening originating,
thinking of listening as to empty the real movement, and how can make a
critical poetic reading, through dialogue with a literary work, which provides
the think how to leave Is taken by language, as logos.


Keywords: Literature critics; Critical Listening; Grande Sertão: Veredas

Biografia do Autor

Taís Salbé Carvalho, Doutoranda em Estudos Literários -- Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Estudos Literários -- PPGL/UFPA, mestre em Estudos Literários pela mesma instituição, tendo defendido a dissertação intitulada "Travessia Poética: o pacto entre crítica e escuta em Grande Sertão:Veredas". Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar Kairós (NIK) -- Estudos de Poética e Filosofia. Autora dos artigos: "Benedito Nunes e João Guimarães Rosa: Filosofia e Literatura em Grande Sertão: Veredas" (2016) (https://seer.uniritter.edu.br/index.php?journal=nonada&page=article&op=view&path%5B%5D=1129); "Tempos que agonizam: um estudo sobre a questão do tempo em Os Sinos da Agonia, de Autran Dourado" (2016), (https://paginas.uepa.br/seer/index.php/ribanceira/article/view/1082); "O exercício da crítica como escuta: o movimento pelo interlúdio das questões em Grande Sertão: Veredas" (2017) (ISBN: 978-85-67747-09-5 / Disponível em: http://www.ciella.com.br/); "Travessia Poética: o pacto entre crítica e escuta em Grande Sertão: Veredas" (2017) (ISBN: 978-85-67747-06-4 / Disponível em: https://sepappgl.blogspot.com.br).

Antônio Máximo Ferraz, Instituto de Letras e Comunicação ― Universidade Federal do Pará

Professor Adjunto do Instituto de Letras e Comunicação da Universidade Federal do Pará e do Programa de Pós-Graduação em Letras na mesma Universidade. Doutor em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, na área de Teoria Literária, com a tese "Fernando Pessoa em obra: a teatralização da metafísica". Mestre em Teoria Literária pela Universidade de Brasília, com a dissertação "O sagrado no 'Retábulo de Santa Joana Carolina', de Osman Lins"; e coordenador do Núcleo Interdisciplinar Kairós (NIK) -- Estudos de Poética e Filosofia. Autor de: A globalização poético-existencial em Mensagem, de Fernando Pessoa. Tempo Brasileiro, v. 1, p. 107-130, 2015; Arte e verdade: a mímesis como criação da realidade. Tempo Brasileiro , v. jul.-set, p. 145-160, 2013; A liberdade na interpretação. Revista Interfaces (UFRJ), v. 1, p. 36-52, 2013; O trágico em Aristóteles e Fernando Pessoa. Terceira Margem, v. XIV, p. 175-193, 2010. Organizador dos livros: Convite ao pensar. 1. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014. v. 1. 276p; Educar Poético. 1. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014. v. 1. 327p; Poética e diálogo: caminhos de pensamento. 1. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011. v. 1. 388p; Interdisciplinaridade: dimensões poéticas. 164. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2006. v. 1. 192p.

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Publicado

2017-11-19

Edição

Seção

Artigos