Grande sertão: veredas e a escuta crítica originária
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v20i33.13866Palavras-chave:
Crítica Literária, Escuta Crítica, Grande Sertão, VeredasResumo
Este ensaio propõe um exercício crítico a partir da escuta das questões
que se manifestam em Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa.
Para tanto, reflito sobre o que vem a ser o exercício de escuta crítica originária,
pensando em escuta como o se deixar invadir pelo real acontecendo,
e como podemos fazer uma leitura crítica poética, por meio do diálogo com
a obra literária, que prevê o pensar como o deixar-se tomar pela linguagem,
como logos.
Abstract: This essay proposes a critical exercise based on listening to the
revista terceira margem 33 | ano xx | jan.- jun. 2016 | pp. 134-166 135
Grande sertão: veredas e ... :: Taís S. Carvalho & Antônio M. Ferraz
questions that are manifested in Grande Sertão: Veredas, by João Guimarães
Rosa. For that, on what comes from an exercise of critical listening originating,
thinking of listening as to empty the real movement, and how can make a
critical poetic reading, through dialogue with a literary work, which provides
the think how to leave Is taken by language, as logos.
Keywords: Literature critics; Critical Listening; Grande Sertão: Veredas
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).