O olhar no tempo do instantâneo Sans Soleil de Chris Marker como projeto fotográfico
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v20i34.14378Palavras-chave:
fotografia, alegoria, Teoria Crítica, Chris Marker, Sans SoleilResumo
Resumo: O presente artigo busca analisar o documentário Sans Soleil de
Chris Marker de modo a enxergar a montagem do filme como um projeto
fotográfico. Para tal, foi preciso olhar para o que é fragmento na montagem
do cineasta. Sans Soleil monta de modo alegórico o mosaico da memória do
cineasta através de um olhar para as ruínas da história do século XX, somado
aos fragmentos de outros filmes e dos recolhidos pelas viagens do narrador
Sandor Krasna ao Japão e Guiné-Bissau.
Palavras-chave: fotografia; alegoria; Teoria Crítica; Chris Marker; Sans Soleil
Resumen: El presente artículo busca analizar la película documental Sans
Soleil de Chris Marker para ver el montaje de la película como un proyecto
fotográfico. Para este propósito fue necesario mirar lo que es fragmento en
el montaje del cineasta. Sans Soleil monta de modo alegórico el mosaico de
la memoria del cineasta a través de una mirada a las ruinas de la historia del
siglo XX, sumado a los fragmentos de otras películas y de los recogidos en los
viajes del narrador Sandor Krasna a Japón y Guinea-Bissau.
Palabras clave: fotografía; alegoría; Teoría Crítica; Chris Marker; Sans Soleil
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).