O olhar no tempo do instantâneo Sans Soleil de Chris Marker como projeto fotográfico

Elaine Zeranze

Resumo


Resumo: O presente artigo busca analisar o documentário Sans Soleil de
Chris Marker de modo a enxergar a montagem do filme como um projeto
fotográfico. Para tal, foi preciso olhar para o que é fragmento na montagem
do cineasta. Sans Soleil monta de modo alegórico o mosaico da memória do
cineasta através de um olhar para as ruínas da história do século XX, somado
aos fragmentos de outros filmes e dos recolhidos pelas viagens do narrador
Sandor Krasna ao Japão e Guiné-Bissau.
Palavras-chave: fotografia; alegoria; Teoria Crítica; Chris Marker; Sans Soleil

Resumen: El presente artículo busca analizar la película documental Sans
Soleil de Chris Marker para ver el montaje de la película como un proyecto
fotográfico. Para este propósito fue necesario mirar lo que es fragmento en
el montaje del cineasta. Sans Soleil monta de modo alegórico el mosaico de 

la memoria del cineasta a través de una mirada a las ruinas de la historia del
siglo XX, sumado a los fragmentos de otras películas y de los recogidos en los
viajes del narrador Sandor Krasna a Japón y Guinea-Bissau.
Palabras clave: fotografía; alegoría; Teoría Crítica; Chris Marker; Sans Soleil

   GMT Detectar idiomaAfricânerAlbanêsAlemãoArabeArmênioAzerbaijanoBascoBengaliBielo-russoBirmanêsBósnioBúlgaroCatalãoCazaqueCebuanoChichewaChinês (Simp)Chinês (Trad)CingalêsCoreanoCrioulo haitianoCroataDinamarquêsEslovacoEslovenoEspanholEsperantoEstonianoFinlandêsFrancêsGalegoGalêsGeorgianoGregoGujaratiHauçaHebraicoHindiHmongHolandêsHúngaroIgboIndonésioInglêsIorubaIrlandêsIslandêsItalianoJaponêsJavanêsKannadaKhmerLaosianoLatimLetãoLituanoMacedônicoMalaialaMalaioMalgaxeMaltêsMaoriMarathiMongolNepalêsNorueguêsPersaPolonêsPortuguêsPunjabiRomenoRussoSérvioSesothoSomáliaSuaíliSudanêsSuecoTadjiqueTagaloTailandêsTâmilTchecoTelugoTurcoUcranianoUrduUzbequeVietnamitaYiddishZulu AfricânerAlbanêsAlemãoArabeArmênioAzerbaijanoBascoBengaliBielo-russoBirmanêsBósnioBúlgaroCatalãoCazaqueCebuanoChichewaChinês (Simp)Chinês (Trad)CingalêsCoreanoCrioulo haitianoCroataDinamarquêsEslovacoEslovenoEspanholEsperantoEstonianoFinlandêsFrancêsGalegoGalêsGeorgianoGregoGujaratiHauçaHebraicoHindiHmongHolandêsHúngaroIgboIndonésioInglêsIorubaIrlandêsIslandêsItalianoJaponêsJavanêsKannadaKhmerLaosianoLatimLetãoLituanoMacedônicoMalaialaMalaioMalgaxeMaltêsMaoriMarathiMongolNepalêsNorueguêsPersaPolonêsPortuguêsPunjabiRomenoRussoSérvioSesothoSomáliaSuaíliSudanêsSuecoTadjiqueTagaloTailandêsTâmilTchecoTelugoTurcoUcranianoUrduUzbequeVietnamitaYiddishZulu         A função de fala é limitada a 200 caracteres  Opções : Histórico : Comentários : DonateEncerrar

Palavras-chave


fotografia; alegoria; Teoria Crítica; Chris Marker; Sans Soleil

Texto completo:

PDF HTML

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Elaine Zeranze

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.