O olhar no tempo do instantâneo Sans Soleil de Chris Marker como projeto fotográfico

Autores

  • Elaine Zeranze Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.55702/3m.v20i34.14378

Palavras-chave:

fotografia, alegoria, Teoria Crítica, Chris Marker, Sans Soleil

Resumo

Resumo: O presente artigo busca analisar o documentário Sans Soleil de
Chris Marker de modo a enxergar a montagem do filme como um projeto
fotográfico. Para tal, foi preciso olhar para o que é fragmento na montagem
do cineasta. Sans Soleil monta de modo alegórico o mosaico da memória do
cineasta através de um olhar para as ruínas da história do século XX, somado
aos fragmentos de outros filmes e dos recolhidos pelas viagens do narrador
Sandor Krasna ao Japão e Guiné-Bissau.
Palavras-chave: fotografia; alegoria; Teoria Crítica; Chris Marker; Sans Soleil

Resumen: El presente artículo busca analizar la película documental Sans
Soleil de Chris Marker para ver el montaje de la película como un proyecto
fotográfico. Para este propósito fue necesario mirar lo que es fragmento en
el montaje del cineasta. Sans Soleil monta de modo alegórico el mosaico de 

la memoria del cineasta a través de una mirada a las ruinas de la historia del
siglo XX, sumado a los fragmentos de otras películas y de los recogidos en los
viajes del narrador Sandor Krasna a Japón y Guinea-Bissau.
Palabras clave: fotografía; alegoría; Teoría Crítica; Chris Marker; Sans Soleil

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Biografia do Autor

Elaine Zeranze, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Literatura Comparada   GMT Detectar idiomaAfricânerAlbanêsAlemãoArabeArmênioAzerbaijanoBascoBengaliBielo-russoBirmanêsBósnioBúlgaroCatalãoCazaqueCebuanoChichewaChinês (Simp)Chinês (Trad)CingalêsCoreanoCrioulo haitianoCroataDinamarquêsEslovacoEslovenoEspanholEsperantoEstonianoFinlandêsFrancêsGalegoGalêsGeorgianoGregoGujaratiHauçaHebraicoHindiHmongHolandêsHúngaroIgboIndonésioInglêsIorubaIrlandêsIslandêsItalianoJaponêsJavanêsKannadaKhmerLaosianoLatimLetãoLituanoMacedônicoMalaialaMalaioMalgaxeMaltêsMaoriMarathiMongolNepalêsNorueguêsPersaPolonêsPortuguêsPunjabiRomenoRussoSérvioSesothoSomáliaSuaíliSudanêsSuecoTadjiqueTagaloTailandêsTâmilTchecoTelugoTurcoUcranianoUrduUzbequeVietnamitaYiddishZulu AfricânerAlbanêsAlemãoArabeArmênioAzerbaijanoBascoBengaliBielo-russoBirmanêsBósnioBúlgaroCatalãoCazaqueCebuanoChichewaChinês (Simp)Chinês (Trad)CingalêsCoreanoCrioulo haitianoCroataDinamarquêsEslovacoEslovenoEspanholEsperantoEstonianoFinlandêsFrancêsGalegoGalêsGeorgianoGregoGujaratiHauçaHebraicoHindiHmongHolandêsHúngaroIgboIndonésioInglêsIorubaIrlandêsIslandêsItalianoJaponêsJavanêsKannadaKhmerLaosianoLatimLetãoLituanoMacedônicoMalaialaMalaioMalgaxeMaltêsMaoriMarathiMongolNepalêsNorueguêsPersaPolonêsPortuguêsPunjabiRomenoRussoSérvioSesothoSomáliaSuaíliSudanêsSuecoTadjiqueTagaloTailandêsTâmilTchecoTelugoTurcoUcranianoUrduUzbequeVietnamitaYiddishZulu         A função de fala é limitada a 200 caracteres  Opções : Histórico : Comentários : DonateEncerrar

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Publicado

2017-12-12