Champ Littéraire et Champ Artistique en France (1880-1900)

Joseph Jurt

Resumo


Resumo: Desde o Renascimento, pode-se constatar uma competição entre a pintura e a literatura. Ao longo do século XIX, os dois campos foram se autonomizando, constituindo-se de modo específico. A história dessa autonomia remete para papel exercido pelos escritores como instância de cansagração através da crítica de arte, no contexto da época. Assim, criou-se uma aliança entre escritores (por exemplo Huysmans) e pintores (os impressionistas)
que ocupavam uma posição homóloga de dominados em seus campos respectivos. Com a designação “simbolismo na pintura”, um grupo inteiro se formou a partir de uma perspectiva literária. Ao longo dos anos 1890, os pintores começaram a se emancipar da tutela da crítica de arte literária para reivindicar a consideração da especificidade pictural.
Palavras-chave: Autonomização, norma acadêmica, crítica da arte, Naturalismo, Simbolismo.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Joseph Jurt

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.