A paródia da notícia em “Desaparecimento de Luísa Porto”
Resumo
Resumo: Em sua poesia narrativa, Carlos Drummond de Andrade incorpora
os elementos de composição do fait-divers para construir perfis nos quais elabora a permanência da tragédia urbana, em contraste com o datado discurso jornalístico. Em “Desaparecimento de Luísa Porto”, de Novos Poemas (1948), analisado especificamente, o poeta compõe uma paródia polifônica influenciada pelas vanguardas europeias, que remonta também aos formalistas russos.
Abstract: In his narrative poetry, Carlos Drummond de Andrade incorporates the composition elements of fait-divers to construct profiles in which he elaborates the permanent urban tragedy in contrast to the ephemeral journalistic discourse. In “Disappearance of Luísa Porto”, from the book New Poems (1948), which is specifically analyzed in this article, the Brazilian poet not only composes a polyphonic parody under the influence of European avant--gardes, but also goes back to the Russian formalists.
Keywords: Poetry; parody; fait-divers; poliphony
os elementos de composição do fait-divers para construir perfis nos quais elabora a permanência da tragédia urbana, em contraste com o datado discurso jornalístico. Em “Desaparecimento de Luísa Porto”, de Novos Poemas (1948), analisado especificamente, o poeta compõe uma paródia polifônica influenciada pelas vanguardas europeias, que remonta também aos formalistas russos.
Abstract: In his narrative poetry, Carlos Drummond de Andrade incorporates the composition elements of fait-divers to construct profiles in which he elaborates the permanent urban tragedy in contrast to the ephemeral journalistic discourse. In “Disappearance of Luísa Porto”, from the book New Poems (1948), which is specifically analyzed in this article, the Brazilian poet not only composes a polyphonic parody under the influence of European avant--gardes, but also goes back to the Russian formalists.
Keywords: Poetry; parody; fait-divers; poliphony
Palavras-chave
Poesia; paródia; fait-divers; polifonia
DOI: https://doi.org/10.55702/3m.v21i36.17829
Direitos autorais 2018 Cesar Garcia Lima

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.