Alguns dentre os conceitos centrais das artes clássicas indianas: experiência(rasa), estados emocionais (bhÄva) e campos expressivos (abhinaya)
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v21i36.17830Palavras-chave:
Natyashastra, Teatro Sânscrito, Literatura Indiana, Cinema Indiano, Música Clássica Indiana.Resumo
Resumo: O artigo situa a centralidade para as pesquisas e produção da arte indiana da obra Natyashastra de Bharata, escrita entre os séculos II a.C e II d.C., de ampla influência sobre expressões que vão desde o teatro clássico, a poesia, a dança, a música, a literatura e o cinema. Em seguida, expõe os conceitos que formam o núcleo central de sua poética, que são experiência estética (rasa), estados emocionais (bhÄva) e campos expressivos (abhinaya). Ao final, sublinha-se a onipresença da poética centrada na experiência estética (rasa) e conclui-se pela necessidade do domínio de conceitos específicos para a apreciação, pesquisa, criação e crítica qualificada das artes indianas.
Abstract: The article places the centrality for the research and production
of Indian art of the work Natyashastra of Bharata, written between the secondcentury BC and second AD, of wide influence on expressions ranging
from classical theater, poetry, dance, music, literature and cinema. Then it
expounds the concepts that form the central core of Bharata poetics, which
are aesthetic experience (rasa), emotional states (bhÄva) and expressive fields(abhinaya). In the end, it's underlined the omnipresence of the poetics centered in the aesthetic experience (rasa) and it's concluded that it's needed the knowledge of specific concepts for the appreciation, creation, research and critics of Indian arts.
Keywords: NÄá¹yaÅ›Ästra; Sanskrit Theater; Indian Literature; Indian Cinema; Classical Indian Music.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).